Ematerce discute fundação de cooperativa, em comunidade de Mauriti-CE

20 de julho de 2017 - 03:00

 

 

O presidente da Ematerce,Antônio Amorim,o diretor Técnico,Itamar Lemos,o gerente regional da Ematerce do

Cariri leste,Eudim Ferreira e representantes da comunidade de São Miguel- Mauriti-CE,reunidos para dicutirem

os diversos problemas da comunidade, principalmente a criação de uma cooperativa, na localidade de São Miguel.

 

 

O escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce , em Mauriti, assiste o Condomínio Rural Waldemar de Alcântara, no distrito de São Miguel, desde 2003. O condomínio tem 100 hectares, de área total , abrigando 18 famílias rurais e como atividade principal, o plantio de frutas, sendo o cultivo de 40 hectares de mangas das variedades Tommy e Alkinis, 15 hectares de goiaba da variedade Paloma, além de 15 hectares de pastagens diversas e 25 hectares de culturas anuais( feijão, milho, melancia, batata-doce, dentre outras), usando sistemas de irrigação tipos aspersão e a microaspersão. A manga e a goiaba são vendidas para os mercados de Fortaleza, João Pessoa e, grande parte é exportada, através dos fruticultores de Petrolina-PE. A produtividade da manga chega a 25 toneladas por hectare/safra, enquanto que a da goiaba é de 50 toneladas por hectare/ano, em duas safras.

 

 

alt

Diretores e técnicos da Ematerce visitando o plantio de manga, na comunidade de São Miguel,em Mauriti-CE

 

 

Mauriti fica na região sul do Ceará, há 491 quilômetros de Fortaleza-CE, com uma população de 45.000 habitantes .O Município tem como principal atividade econômica a agricultura , sendo o 5º maior produtor de grãos do estado, destacando-se o milho e o feijão, seguido-se por frutas e hortaliças. O solo é considerado bom para a atividade agrícola e existe um lençol freático com abundância de água.

 

 

Dizem os agricultores da Associação de São Miguel, que não existe problema nenhum quanto a produção de frutas de qualidade na região, a dificuldade está na comercialização do produto, principalmente, na sua exportação porque depende de exportadores credenciados e de cooperativas (essas em Petrolina) para efetivarem o negócio e embarcarem os produtos através do porto do Pecém-CE. Diante dessa situação, os dirigentes e técnicos da Ematerce se reuniram com os agricultores do Vale do São Miguel, objetivando fundar uma cooperativa, para resolver tanto os problemas de mercado como a aquisição de insumos agrícolas. Na oportunidade, a comunidade solicitou a construção de uma estrada, ligando os condomínios à sede do distrito de São Miguel, visando facilitar o escoamento da produção, implantação de sistema de energia solar, assistência técnica com mais frequência, dentre outros.

 

 

alt

Plantio de goiaba,na comunidade São Miguel,em Mauriti,sendo mostrado ao presidente e ao diretor técnico da

Ematerce,repectivamente, Antônio Amorim e Itamas Lemos.No centro, o gerente regional Eudim Ferreira.

 

Participaram da reunião todos os componentes dos Condôminos Waldemar de Alcântara e Tasso Jereissati, representados pelo líder comunitário, Cicero Nascimento, o Presidente e o Diretor Técnico da Ematerce, Antônio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, o gerente regional da Ematerce em Brejo Santo, Eudim Ferreira, dos gerentes dos escritórios de Brejo Santo e Mauriti, Fátima Benício e Francisco Paulo Cavalcante, respectivamente. Participou também das discussões, o assessor estadual da região do Cariri, Raimundo de Sousa Brasil.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto e fotos – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872