Crato: Ematerce em parceria com o Senar realiza encontro
7 de agosto de 2017 - 03:00
A Ematerce, por intermédio do escritório local, na cidade do Crato-CE, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/CE, realizou, no dia 1º de agosto de 2017, um evento, intitulado Encontro de Agricultores, para realizar a entrega de certificados de cursos ministrados.
Participaram do evento as comunidades de Vila Nova e Monte Alverne, Sítio Corujas e Baixa do Maracujá, totalizando 80 agricultores, jovens e agricultoras envolvidos. A Associação dos Produtores e Produtoras de Amendoim e outras Oleaginosas do Distrito de Monte Alverne – Appaoodma – recepcionou os cursos de Alimentação Alternativa e Trabalhador na Avicultura Básica; o sítio Corujas, através da Associação do sítio Corujas, recepcionou o curso de Olericultura Orgânica, com ação dos Agentes de Ater, Iuri Moreira Costa e Edna Pereira da Silva; e o sítio Baixa do Maracujá, o curso de Produção Artesanal de Pães, com ação do agente de Ater, Samuel Costa Tomaz de Souza.
Informou o gerente local da Ematerce, Antonio Porto, que o destaque do dia foi a receptividade dos trei A Ematerce, por intermédio do escritório local, na cidade do Crato-CE, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/CE, realizou, no dia1º de agosto de 2017, um evento, intitulado Encontro de Agricultores, para realizar a entrega de certificados de cursos ministrados.
Participaram do evento as comunidades de Vila Nova e Monte Alverne, Sítio Corujas e Baixa do Maracujá, totalizando 80 agricultores, jovens e agricultoras envolvidos. A Associação dos Produtores e Produtoras de Amendoim e outras Oleaginosas do Distrito de Monte Alverne – Appaoodma – recepcionou os cursos de Alimentação Alternativa e Trabalhador na Avicultura Básica; o sítio Corujas, através da Associação do sítio Corujas, recepcionou o curso de Olericultura Orgânica, com ação dos Agentes de Ater, Iuri Moreira Costa e Edna Pereira da Silva; e o sítio Baixa do Maracujá, o curso de Produção Artesanal de Pães, com ação do nandos, do Distrito de Monte Alverne, que oportunizaram a degustação de produtos, baseados na aprendizagem prática dos cursos aplicados, na comunidade, principalmente, à base da cultura local , que é o Amendoim.
Em seguida, acrescentou ter havido a participação do gerente regional-Cariri, Francisco Gondim Lóssio da Rocha, do gerente local do Crato, Antonio Porto, dos assessores regionais, Francisco Rosefran Lins e Silva e Maria Edna Silva de Oliveira, dos técnicos que assistem as comunidades, José Martinez Barbosa Duéte, (que fez as honras da casa), Cláudio Nunes da Rocha Júnior, do coordenador do Sinrural, Francisco Fernandes, do representante do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais do Crato, Espedito Ferreira da Silva, também presidente da Appaoodma.
Espedito Ferreira, ao abrir os trabalhos, destacou a importância da Ematerce, historiando todo o processo, na comunidade, além da força das parcerias para o sucesso. O gerente local da unidade administrativa do Crato fez alusão aos trabalhos, desenvolvidos, na comunidade, no tocante à revitalização da cultura do Amendoim, destinada à comunidade e a todas as veiculações que a cultura pode demandar, ainda, em projetos e agregação de valor para os agricultores locais.
Por sua vez, o gerente regional, Francisco Lóssio, fez referências ao trabalho, executado, localmente, e a força comunitária, para que o processo avance e destacando a importância da empresa nesse processo. O coordenador do Sinrural, Francisco Fernandes, falou da importância das parcerias, sobretudo, no município do Crato, que se ¨destaca, no Estado do Ceará, como o município que mais demandou cursos para o Senar, notadamente, o distrito de Monte Alverne.
Citou ainda a importância da Ematerce nesse processo. O assessor regional, Francisco Rosefran, destacou a importância das capacitações e a assessora Edna Oliveira falou da importância para o uso do conhecimento, em ações que agreguem renda aos treinandos, como a participação em feiras, também citado pelo gerente local, que convidou o grupo para participação, na Feira de Produtos da Agricultura Familiar – Fepaf, coordenada pela Ematerce do Crato em parceria com a Associação do Sítio Corujas e adjacências. Houve também depoimentos de alguns treinandos, enfatizando a importância das capacitações para o desenvolvimento de ações da comunidade.
Vale salientar que os cursos, em destaque, promoveram oportunidades aos beneficiários, por meio do conhecimento de novas tecnologias, para implantação, na sua propriedade rural, que certamente terão reflexos no aumento da produtividade e incremento de renda das famílias. A importância do conhecimento reforça a necessidade de Cursos de profissionalização dos trabalhadores rurais, vez que o campo, como espaço de produção, deve cercar-se de pessoas, com amplo conhecimento teórico e larga experiência prática, nas cadeias dos produtos de cada localidade, promovendo mudanças, no hábito e comportamento, com vistas à nova identidade do produtor, como empreendedor rural.
Resgatando um dos depoimentos, observados nos cursos, citou o de uma agricultora: “Eu nunca tinha sido convidada para um curso. Fiz esse (referindo-se ao curso de Produção Artesanal de Pães) e finalizou: ¨Não deixo de fazer mais nenhum curso¨. A emoção foi tamanha que a agricultora chorou, ao fazer o depoimento, mostrando para todos que vale a pena investir no humano.
Jornalista Antonio José de Oliveira
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br