Assentados da Fazenda Uruanan participam de Aula inaugural na SDA

21 de agosto de 2017 - 03:00

Famílias do Assentamento Pirangi da Fazenda Uruanan, prefeitos, autoridades lideranças comunitárias e de outros, estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (21), para participar da aula inaugural do Projeto Uruanan – Área Reformada do Pirangi, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

 

Mais um importante passo para o processo do maior programa de regularização fundiária do Brasil foi dado nesta segunda-feira (22), no auditório da SDA: a aula inaugural do Projeto Uruanan – Área Reformada do Pirangi, que compreende uma área de 1,8059 hectares e é composto por, além da terra nua, benfeitorias como: casas, edificações, casa paroquial, 2 cisternas, calçamentos, praça, quadras, escola, auditório, arquibancada, banheiros e cantinas.

 

Antonio Amorim destacou o papel estratégico da Fazenda Uruanan

 

Participaram da solenidade que marcou a primeira de várias capacitações que visam qualificar as mais de 1.400 famílias beneficiadas do projeto, o presidente da Ematerce Antonio Amorim representando o secretário Dedé Teixeira, o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) Cirilo Pimenta, o deputado federal Odorico Monteiro, Rosilônio Magalhães, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e Márcia Dutra, representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e representantes da Fetraece e dos assentados da Uruanan. O prefeito de Chorozinho Francisco de Castro Menezes Júnior também marcou presença na solenidade.

 

De acordo com Antonio Amorim, a área tem tudo para ser um modelo de desenvolvimento da agricultura familiar, a partir de processos de arranjos produtivos e projetos da agroindústria familiar em parceria entre a Ematerce e o Projeto São José III. “Aquela área é muito estratégica. Está próximo à Região Metropolitana de Fortaleza, do Sertão, do Porto do Pecém e pode gerar um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) da região de forma significativa, beneficiando milhares de famílias e agricultores familiares”, explicou Amorim. Segundo o presidente da Ematerce, atualmente 65% da produção do caju cearense vem da agricultura familiar.

alt

 

Qualificação

 

Produtores foram unânimes em afirmar que é fundamental o processo de melhorias de produtos para se trabalhar com um preço de mercado mais competitivo, eliminando a figura do atravessador. “É preciso incrementar cada vez mais o processo de formação e qualificação dos produtores, preservando o meio ambiente e apresentando as novas tecnologias no campo”, destacou Cirilo Pimenta.

 

O “Projeto Uruanan – Área Reforma da Pirangi” foi instituído pelo Decreto Estadual No. 31.945 em 2 de maio de 2016. Atualmente, a iniciativa vem sendo conduzida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que reuniu os novos prefeitos e gestores de Chorozinho, Aracoiaba, Cascavel e Ocara em janeiro deste ano. Quando o sonho se transformar em “papel da terra”, o Governo do Estado e a SDA terão desapropriado 10 mil hectares com recursos do Programa Nacional de Crédito Funciário (PNCF) e do Tesouro Estadual.

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Antonio José – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

fotos: Aécio Santiago

85 – 3217.7872