Ematerce inaugura ponto de apoio em Umari
17 de setembro de 2017 - 03:00
Solenidade de inauguração do ponto de apoio da Ematerce aconteceu durante entrega de títulos na manhã desta sábado (16), no município de Umari e contou com a presença do secretário do Desenvolvimento (SDA) Agrário Dedé Teixeira e do presidente da Ematerce Antonio Amorim.
Ampliando seu trabalho de assistência técnica ao pequeno e médio produtor, a Ematerce inaugurou neste sábado (16), em solenidade contou com a participação do presidente da Ematerce Antonio Amorim, do gerente regional da entidade de Iguatu Virgulino Oliveira, do coordenador do Escritório Local de Ipaumirim Antonio de Lima e autoridades locais, o novo posto de apoio da entidade, que contará com a atuação de um técnico e apoio logístico da Secretaria de Agricultura de Umari, que entra com a contrapartida do prédio enquanto a Ematerce entra com os equipamentos para o funcionamento do posto.
O presidente da Ematerce Antonio Amorim reforçou o compromisso da entidade em manter o trabalho de qualidade de assistência técnica aos produtores e ratificou a promessa do governador Camilo Santana, na última semana, em promover o concurso público para a entidade até o final do seu mandato.
Títulos
Dando prosseguimento à política de regularização de terras, o Governo do Ceará, através do Idace (Instituto do Desenvolvimento Agrário) promoveu a entrega de 140 títulos de terra, no município de Umarim (Sertão Centro-sul). Estiveram presentes no evento o secretário da SDA Dedé Teixeira, o presidente da Ematerce Antonio Amorim, Francisco de Assis Mesquita representando o superintendente do Idace Cirilo Pimenta e o prefeito de Umari Francisco Alexandre Barros Neto.
De acordo com o último balanço do Idace, foram entregues 15.873 de propriedade rural entre 2015 e 2017. Somente em 2017, foram entregues 5.314 títulos de propriedade rural, além dos 140 entregues neste sábado.
Para o agricultor Manoel Ildebrando Leite Fonseca, 53, do Sítio Pitomebeira, 40 hectares, a regularização da terra é muito importante para o futuro de toda a família. “Agora todos podem ficar mais tranquilos, planejar algo para produzir”, explica o produtor que já mantém no sítio a produção de milho, feijão e leite.
Outro beneficiário atendido com o título de terra, o produtor Luiz Gonçalves da Silva, 44 anos, (foto), diz que desde 1973 o pai falecido comprou os primeiros lotes de terra, mas todos esses anos nunca teve a segurança ser legalmente dono da propriedade conjugada, Sítio Veneza e Lagoa Nova, de 40 hectares. “Meu pai foi comprando as tarefas de produção de milho e feijão, mas nem sabíamos bem o tamanho das terras a que tínhamos direito. Agora, isso mudou”, diz o agricultor.
Água
Além da entrega de título, também foram discutidos entre as lideranças locais e os representantes do Governo do Ceará, investimento para perfuração de poços profundos. De acordo com o presidente da Ematerce Antonio Amorim, é muito importante aperfeiçoar o uso da pouca água. “Estamos conhecendo novas experiências de produção no semiárido com o uso de poucos recursos hídricos, isso para frutas, verduras etc. É necessário reinventarmos o nosso sistema produtivo no campo e empreender com novos manejos e resultados”, disse Antonio Amorim.
Assessoria de Comunicação Emarerte
Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br
Antnio José – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br
(85) 3217.7872