Ematerce: novos gerentes tomam posse no Cariri
26 de setembro de 2017 - 03:00
Em solenidades realizadas neste sábado (23) e segunda-feira (25), tomaram posse, respectivamente os gerentes dos escritórios locais de Araripe, Antonio Alves Pereira Rodrigues e de Barbalha José Silva.
Os escritórios da Ematerce nos municípios de Araripe e Barbalha (Região do Cariri) ganharam novos gerentes locais, que vão atuar na execução de projetos de assistência técnica a comunidades rurais e no acompanhamento de atividades ligadas ao desenvolvimento produtivo de agricultores.
No município de Araripe, o engenheiro agrônomo e ex-secretário ajunto da Secretaria de Agricultura de Araripe Antonio Alves tomou posse em solenidade realizada na sede da Ematerce e que contou com a presença do presidente da entidade Antonio Amorim, de vereadores, produtores, representante do Projeto Paulo Freire, do gerente regional do Cariri Oeste Francisco Roberto da Silva, do secretário de Agricultura de Araripe José Costa, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Pedro Rocha e do assessor especial do Gabinete do Governo do Ceará Maximiliano Quintino.
Durante a posse, o engenheiro Antonio Alves fez questão de enfatizar o compromisso em dá prosseguimento ao trabalho realizado pelo seu antecessor José Alves, 44 anos dedicados à Ematerce. “É uma honra grande estar aqui e espero contar com o apoio de todos para continuar fazendo da Ematerce uma grande referência para o agricultor”, disse Antonio Alves.
Para o presidente Antonio Amorim, é muito importante que os novos gerentes possam incorporar o entendimento sobre esse novo processo e desafio em que a produção agrícola está inserida e desenvolver uma realidade de inovação e mais conhecimento. “Essa região, que abrange os municípios de Araripe, Salitre e Araripina são potencialmente ricas na produção de mandioca como nenhuma outra do Ceará. Reunimo-nos com o secretário Maia Júnior e existe uma determinação por resultados nesta área produtiva e creio que podemos, mesmo com poucos recursos hídricos, alcançar metas ousadas e realistas; não só produzir, mas aperfeiçoar os processos econômicos como um todo”, disse Amorim.
Barbalha
Uma solenidade muito prestigiada e marcada por muita emoção foi acompanhada na manhã desta segunda-feira (25), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, para a posse do novo gerente local da Ematerce José Silva, mais conhecido como Zé da Lourdinha.
O evento contou com a presença do presidente da Ematerce Antonio Amorim, do secretário adjunto do Gabinete do Governo do Ceará Fernando Santana, do gerente da Ematerce de Juazeiro do Norte Sérgio Linhares, do secretário de Agricultura de Juazeiro Romão França, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha Rosileide Rocha, do secretário do Desenvolvimento Agrário de Barbalha João Vidal, do presidente da Câmara de Vereadores de Barbalha Everton de Sousa Siqueira, entre outras autoridades.
José Silva assume com a responsabilidade de gerenciar um dos escritórios mais importantes da região do Cariri, forte na produção de vários produtos que compõem a cesta da agricultura familiar. De tradição de movimentos populares e associações, José Silva é técnico agrícola e ex-coordenador de abastecimento d´água da Prefeitura de Juazeiro do Norte. No momento dos agradecimentos, José ficou emocionado e foi muito aplaudido pelos convidados. “É com muita alegria que estamos vendo um homem com sua história, Zé, estar à frente de uma empresa tão importante como a Ematerce”, disse o secretário adjunto do governo Fernando Santana.
Já o presidente da Ematerce fez questão de destacar a importância do trabalho dos técnicos da Ematerce junto aos produtores e que muitas vezes não é devidamente valorizado. “Mesmo num momento crítico como este de seis anos de estiagem, conseguimos em algumas regiões como o Vale do Jaguaribe, aumentar a produção de leite em 10% com um esforço técnico nas irrigações descentralizadas, usando silagem e o reuso de água para produção de peixe como vem ocorrendo em municípios como Quixeramobim, Tauá e Tabuleiro do Norte”, explicou Amorim.
—
Jornalista (85) 8723.1539 / 9906.2147