Maranguape: Excursão Técnica com participação da Ematerce
24 de outubro de 2017 - 03:00
A Ematerce apresentou recentemente relatório sobre as atividades que foram desenvolvidas durante a excursão técnica com um grupo de 28 agricultores familiares que tradicionalmente cultivam frutas, verduras e grãos de forma convencional, o que vem proporcionando uma baixa produtividade das culturas e, consequentemente, uma diminuição na renda deixando os solos esgotados de nutrientes e prejudicando sensivelmente o meio ambiente.
Através de visitas técnicas “in loco” foi programada com a participação de 28 agricultores e seis técnicos da Ematerce e da Cooperativa dos Agricultores Familiares – Cooperfam e Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira), sendo direcionada as seguintes atividades por município.
Grupo em visita a Cooapoi Orgânicos em São Benedito
-
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
UBAJARA: Dia 14.10.17 – Visita ao Sitio Poço de Areia com produção orgânica
-
Plantio de mudas de acerola com adubação de fundação.
-
Adubação de cobertura.
-
Preparo da calda para controle biológico.
-
Prática de poda em acerola.
-
Uso da irrigação por gotejamento em acerola.
-
Prática do feitio da compostagem.
-
Uso da água mãe na acerola.
-
Uso dos insumos sólidos e líquidos.
Obs: Todas atividades foram executadas pelo proprietário do sitio Francisco Grelha, que é técnico agrícola com 10 anos de experiência com produção orgânica.
Chegada do grupo no Sitio Poço de Areia |
Orientação na fabricação da compostagem |
||
Plantio de acerola protegido de barreira |
Prática da poda em acerola |
||
Prática da fertirrigação com uso do filtro |
Irrigação com micro aspersão em folhosas |
SÃO BENEDITO: Dia 14.10.17.Visita a Cooperativa dos Produtores – Cooapoi,
Visita técnica as áreas de produção de morango orgânico, batata yacon e alface, para verificar o sistema de irrigação por gotejamento.
Visita ao Sitio Pimenteira ao Viveiro de Mudas Unha de Gato, que cultivam uma série de variedades de mudas frutíferas, plantas medicinais e mudas arbóreas. Na oportunidade o grupo teve conhecimento desses cultivos e puderam realizar a compra de 300 mudas variadas. Houve uma explanação por parte do técnico responsável na pessoa do Itamar, que orientou o grupo no plantio das mudas adquiridas.
Reunião com diretoria da Cooapoi junto ao grupo de produtores e técnicos de Maranguape, para um breve relato da formação do grupo desde o período de formação da Associação – APOI, até o período de formação da Cooperativa Cooapoi. Hoje já tem em seus registros 30 agricultores orgânicos que vem trabalhando desde o ano de 1997, porém só foram certificados pelo Instituto Biodinâmico-IBD, no ano de 2000, como produtores orgânicos.
Explanação do proprietário sobre a Cooapoi |
Breve histórico do inicio da Cooapoi |
Presidente relatando o cenário de orgânicos |
Visita ao plantio de morango orgânico |
GUARACIABA DO NORTE: Dia 15.10.17 – Visita ao Sitio Limoeiro dos Pompeus.
Reunião com o presidente da Associação Carcará Orgânico, que fez um breve histórico do período em que foi trabalhado a agricultura convencional, passando pela transição das atividades produtivas até o período em que o grupo de 15 agricultores foram certificados pelo Instituto Biodinâmico-IBD, completando 18 anos de produção orgânica, sendo os precursores da região da Ibiapaba na adoção de práticas de cultivo orgânico. Hoje o grupo tem contrato com uma rede de supermercados de Fortaleza, Teresina e Sobral, colocando uma vasta cesta de 20 produtos orgânicos de frutas e verduras.
Visita ao Sitio São Francisco, Dia 15.10.17.
Foi realizada uma visita aos campos de cebola em palha, coentro, brócolis e alface, com destaque para mostrar a viabilidade econômica da irrigação por gotejamento e micro aspersão nessas culturas citadas.
Reunião com o proprietário Nazareno, onde o mesmo também fez um breve relato da sua produção de forma convencional, passando por um período de 2 anos na transição do cultivo orgânico, sendo reconhecido com certificado pelo Instituto Biodinâmico-IBD, com sede em Botucatu-São Paulo, sendo hoje, o maior produtor orgânico do município de Guaraciaba do Norte, onde o mesmo destaca e agradece pelo apoio da Ematerce em todas as etapas do processo produtivo desde o convencional até a agricultura orgânica.
Sua produção se destaca pela quantidade de 50 variedades de verduras, frutas, leguminosas e folhosas que abastece a rede do SESI, Supermercados de Fortaleza, Teresina e Maranhão. Segundo o produtor, hoje a propriedade produz para alimentar uma população de 60 mil consumidores/dia.
Reunião com maior produtor orgânico |
Visita técnica ao plantio de folhosas |
Visita a Associação Carcará com orgânicos |
Produtor anotando receitas com orgânicos |
-
RESULTADOS E/OU IMPACTOS ALCANÇADOS
Após as visitas de campo, foi realizada uma reunião do grupo em Guaraciaba do Norte, para fazer uma avaliação das atividades programadas e realizadas, bem como para deixar acordada uma reunião em Maranguape, para discussão de uma agenda de trabalho, colocando todos os encaminhamentos que o grupo deverá adotar daqui em diante.
Esta reunião ficou marcada para o dia 23 de outubro as 9:00 horas na comunidade de Boa Vista dos Valentim.
Todos os técnicos da Ematerce e Cooperfam deverão estar presentes, para mediar as decisões e priorizar os encaminhamentos necessários para o final desse ano que se aproxima.
O impacto maior foi o sentimento de mudança que o grupo externou, nas mudanças dos modos de produção que deverá ocorrer no período de transição, com a presença da ATER em todas as etapas do processo produtivo.
OBS. POSTADO PELO JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – ASCOM EMATERCE.
========================================================================================
Carlos Alberto Costa Farias
Consultor da Cooperfam
(85)9 99773428