Maranguape: Excursão Técnica com participação da Ematerce

24 de outubro de 2017 - 03:00

A Ematerce apresentou recentemente relatório sobre as atividades que foram desenvolvidas durante a excursão técnica com um grupo de 28 agricultores familiares que tradicionalmente cultivam frutas, verduras e grãos de forma convencional, o que vem proporcionando uma baixa produtividade das culturas e, consequentemente, uma diminuição na renda deixando os solos esgotados de nutrientes e prejudicando sensivelmente o meio ambiente.

 

Através de visitas técnicas “in loco” foi programada com a participação de 28 agricultores e seis técnicos da Ematerce e da Cooperativa dos Agricultores Familiares – Cooperfam e Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira), sendo direcionada as seguintes atividades por município.

 

Grupo em visita a Cooapoi Orgânicos em São Benedito

 

 

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

UBAJARA: Dia 14.10.17 – Visita ao Sitio Poço de Areia com produção orgânica

 

  • Plantio de mudas de acerola com adubação de fundação.

  • Adubação de cobertura.

  • Preparo da calda para controle biológico.

  • Prática de poda em acerola.

  • Uso da irrigação por gotejamento em acerola.

  • Prática do feitio da compostagem.

  • Uso da água mãe na acerola.

  • Uso dos insumos sólidos e líquidos.

Obs: Todas atividades foram executadas pelo proprietário do sitio Francisco Grelha, que é técnico agrícola com 10 anos de experiência com produção orgânica.

Chegada do grupo no Sitio Poço de Areia

Orientação na fabricação da compostagem

Plantio de acerola protegido de barreira

Prática da poda em acerola

 

Prática da fertirrigação com uso do filtro

Irrigação com micro aspersão em folhosas

 

 

 

 

SÃO BENEDITO: Dia 14.10.17.Visita a Cooperativa dos Produtores – Cooapoi,

 

Visita técnica as áreas de produção de morango orgânico, batata yacon e alface, para verificar o sistema de irrigação por gotejamento.

 

Visita ao Sitio Pimenteira ao Viveiro de Mudas Unha de Gato, que cultivam uma série de variedades de mudas frutíferas, plantas medicinais e mudas arbóreas. Na oportunidade o grupo teve conhecimento desses cultivos e puderam realizar a compra de 300 mudas variadas. Houve uma explanação por parte do técnico responsável na pessoa do Itamar, que orientou o grupo no plantio das mudas adquiridas.

 

Reunião com diretoria da Cooapoi junto ao grupo de produtores e técnicos de Maranguape, para um breve relato da formação do grupo desde o período de formação da Associação – APOI, até o período de formação da Cooperativa Cooapoi. Hoje já tem em seus registros 30 agricultores orgânicos que vem trabalhando desde o ano de 1997, porém só foram certificados pelo Instituto Biodinâmico-IBD, no ano de 2000, como produtores orgânicos.

 

Explanação do proprietário sobre a Cooapoi

Breve histórico do inicio da Cooapoi

 

Presidente relatando o cenário de orgânicos

Visita ao plantio de morango orgânico

 

 

GUARACIABA DO NORTE: Dia 15.10.17 – Visita ao Sitio Limoeiro dos Pompeus.

 

Reunião com o presidente da Associação Carcará Orgânico, que fez um breve histórico do período em que foi trabalhado a agricultura convencional, passando pela transição das atividades produtivas até o período em que o grupo de 15 agricultores foram certificados pelo Instituto Biodinâmico-IBD, completando 18 anos de produção orgânica, sendo os precursores da região da Ibiapaba na adoção de práticas de cultivo orgânico. Hoje o grupo tem contrato com uma rede de supermercados de Fortaleza, Teresina e Sobral, colocando uma vasta cesta de 20 produtos orgânicos de frutas e verduras.

 

Visita ao Sitio São Francisco, Dia 15.10.17.

 

Foi realizada uma visita aos campos de cebola em palha, coentro, brócolis e alface, com destaque para mostrar a viabilidade econômica da irrigação por gotejamento e micro aspersão nessas culturas citadas.

 

Reunião com o proprietário Nazareno, onde o mesmo também fez um breve relato da sua produção de forma convencional, passando por um período de 2 anos na transição do cultivo orgânico, sendo reconhecido com certificado pelo Instituto Biodinâmico-IBD, com sede em Botucatu-São Paulo, sendo hoje, o maior produtor orgânico do município de Guaraciaba do Norte, onde o mesmo destaca e agradece pelo apoio da Ematerce em todas as etapas do processo produtivo desde o convencional até a agricultura orgânica.

 

Sua produção se destaca pela quantidade de 50 variedades de verduras, frutas, leguminosas e folhosas que abastece a rede do SESI, Supermercados de Fortaleza, Teresina e Maranhão. Segundo o produtor, hoje a propriedade produz para alimentar uma população de 60 mil consumidores/dia.

Reunião com maior produtor orgânico

Visita técnica ao plantio de folhosas

 

 

Visita a Associação Carcará com orgânicos

Produtor anotando receitas com orgânicos

  1. RESULTADOS E/OU IMPACTOS ALCANÇADOS

 

Após as visitas de campo, foi realizada uma reunião do grupo em Guaraciaba do Norte, para fazer uma avaliação das atividades programadas e realizadas, bem como para deixar acordada uma reunião em Maranguape, para discussão de uma agenda de trabalho, colocando todos os encaminhamentos que o grupo deverá adotar daqui em diante.

 

Esta reunião ficou marcada para o dia 23 de outubro as 9:00 horas na comunidade de Boa Vista dos Valentim.

Todos os técnicos da Ematerce e Cooperfam deverão estar presentes, para mediar as decisões e priorizar os encaminhamentos necessários para o final desse ano que se aproxima.

 

O impacto maior foi o sentimento de mudança que o grupo externou, nas mudanças dos modos de produção que deverá ocorrer no período de transição, com a presença da ATER em todas as etapas do processo produtivo.

 

 

OBS. POSTADO PELO JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – ASCOM EMATERCE.

========================================================================================

Carlos Alberto Costa Farias

Consultor da Cooperfam

(85)9 99773428