Ematerce difunde uso do Bt na agricultura familiar
27 de outubro de 2017 - 03:00
O Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria Gram positiva que pode ser caracterizada pela habilidade de formar cristais proteicos durante a fase estacionária ou de esporulação possui propriedades inseticidas específicas. As atividades destas proteínas são restritas ao trato digestivo dos insetos. O consumo de alimento tratado com Bt geralmente resulta na parada da alimentação de larvas de lepidópteros (lagartas) e a paralisação do seu intestino, seguida de morte. A lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, é uma das principais pragas da cultura do milho no Brasil. O ataque deste inseto pode reduzir a produção de grãos em até 54%, sendo que o controle mais usual é feito essencialmente com inseticidas químicos
O Bioinseticida – Bt é um produto biológico, que tem como ingrediente ativo (i.a.), a bactéria Bacillus thuringiensis, conhecida como Bt. Esta bactéria quando devidamente aplicada, apresenta alta eficácia no controle da lagarta-do-cartucho do milho, sem riscos de desequilíbrio ao ambiente e intoxicações aos animais e ao ser humano. O Bt pode controlar essa praga, eficientemente, sem o uso de agrotóxicos.
Produtores e técnicos da Ematerce em Abaiara com uso do Bt
Modo de ação: Por ingestão, ou seja, a “lagarta nova” precisa ingerir o produto. Não é por contato. “O princípio ativo deste bioinseticida – Bt são os cristais que a bactéria forma e que, no aparelho digestivo da lagarta, transforma-se em substância tóxica para a lagarta. O inseto para de se alimentar, no máximo, em 5 minutos. Num segundo momento, o cristal ataca e destrói a parede do tubo digestivo, permitindo o extravasamento do líquido digestivo, para dentro do corpo do inseto, levando consigo bactérias, provocando uma infecção generalizada matando a lagarta. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – em parceria com Embrapa Milho e Sorgo, estabelecida por intermédio da Consultoria do pesquisador Phd Fernando Hercos Valicente, construiu uma biofábrica de produção de Bt.
Agricultor no Crato e os resultados do trabalho com o Bt Detalhe da larva morta
Vale ressaltar que a Ematerce, com extensionistas capacitados, na utilização do Bt, para o controle da lagarta do Cartucho, recebeu esse insumo e realizou a capacitação dos agricultores(as) familiares e, em sequência, fez a sua distribuição. Durante o anode 2017, a SDA distribuiu, por intermédio da Ematerce, para os (as) agricultores(as) familiares, beneficiados pelo Projeto Hora de Plantar, um total de 5.510 doses desse bioinseticida.
Destaque-se que os resultados, alcançados, neste ano, foram considerados, por extensionistas e produtores de milho, altamente promissores e positivos, deixando todos animados e convencidos com a eficiência do Bt no combate à lagarta do cartucho. Registre-se que o mais importante de tudo é que não apresenta riscos aos aplicadores, consumidores e com proteção ao meio ambiente.
Assessoria de Comunicação
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Jornalista Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br
Jornalista Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br
Fone: (85) 3217.7872