Governo do Estado assina acordo de cooperação técnica com a Fundação Mundukide

20 de novembro de 2017 - 03:00

 

O presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, e o diretor técnico Itamar Lemos, acompanhados de assessores estaduais,  técnicos da SDAparticiparam da reunião, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), na qual foi assinado um acordo  de cooperação técnica com a Fundação Mundukide, envolvendo o Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimeno Agrário (SDA). A entidade, que representa o braço da Corporação Mondragon, oriunda do País Basco, na Espanha, estabelece e desenvolve relações de cooperação internacional por meio de transferência de conhecimentos técnicos, científicos e culturais. O ato solene foi presidido pelo secretário Dedé Teixeira com a presença ainda do secretário adjunto da SDA, Wilson Aragão. 

 

 

 

O contrato, com prazo de vigência de cinco anos, “será desenvolvido dentro das áreas de atuação das duas instituições, particularmente no que diz respeito ao Desenvolvimento do Cooperativismo nas Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Ceará”. Dentre as modalidades contempladas pelo documento, estão: transferência de tecnologias, intercâmbios, capacitações, seminários, palestras, simpósios, programas e planos de estudo em conjunto.

 

A assinatura é o primeiro acordo estabelecido entre a Mundukide e um estado brasileiro. Toda a informação resultante das atividades conjuntas realizadas pelo acordo estará à disposição de ambas as partes e será propriedade das mesmas, sendo as informações de natureza confidencial reguladas pela legislação brasileira.

 

 alt

 

Para o coordenador geral do Programa Brasil da Mundukide, José Luiz Lejardi, a parceria, entre o Governo do Ceará e a Mundukide, é o ponto alto da atuação da fundação no País, uma vez que é a primeira vez que a organização atua ligada a um órgão estadual. “O nosso papel é desenvolver um modelo de gestão capaz de simplificar e melhorar a atuação das associações e cooperativas em todos os seus âmbitos (da produção à comercialização),potencializando as capacidades dos agricultores familiares”, resume José Luiz.

 

Próximos passos

 

Um dos resultados da assinatura desse acordo será o aperfeiçoamento da execução de contratos do Projeto São José com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e com outros movimentos sociais do campo no Estado do Ceará. Segundo balanço da Secretaria, o projeto dispõe de 102 contratos celebrados com associações e cooperativas ligadas ao MST, contemplando 2.275 famílias da zona rural.

 

“(A assinatura do acordo) É de grande importância porque, além de ser uma organização que com experiência na área camponesa, ela (a Fundação Mundukide) vem somar e fortalecer as cadeias produtivas as cadeias produtivas do projeto São José voltadas a assentamentos rurais”, vê com otimismo o dirigente estadual do MST, Ricardo Cassundé.

 

Mundukide

 

A Fundação Mundukide, representante da Mondragon para os países do Sul, surgiu em 1999 com a missão de partilhar experiências e know-how mobilizando a solidariedade do mundo do trabalho cooperativo. O objetivo é promover o desenvolvimento autogerido e integral baseado e orientado a partir dos valores de solidariedade, trabalho e transformação social.

 

A atividade no Brasil se inicia no Paraná, em 2008, com o Programa Cantuquiriguaçu, com a colaboração do Movimento dos Sem Terra e da Faculdade de Ciências e Humanas e Educação HIHEZI, especializada em inovação educativa, comunicação e cooperativismo. Dentre os resultados estão a implementação de um Plano de Gestão e a formação de 20 educandos em Tecnologia de Gestão de Cooperativas.

 

Atualmente, a Fundação Mundike também desempenha atividades nos estados de Sergipe, desenvolvendo um Curso Informal em Gestão de Cooperativas para 40 alunos, integrado com programas de assessoramento para as cooperativas do movimento; e Rio Grande do Sul, realizando assistência técnica para as cooperativas dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP) e Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (COOPAN).

 

SERVIÇO
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre SDA e Mundukide
Local: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo – Fortaleza/CE
Horário: 10h

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará

 

OBS. Postado pelo assessor de comunicação da Ematerce

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone: 85.3217.7872