Presidente da Ematerce participa de campanha contra febre aftosa em Canindé

27 de novembro de 2017 - 03:00

Na manhã desta segunda-feira (27), o presidente da Ematerce Antônio Amorim participou da campanha de vacinação da Febre Aftosa junto com o presidente da Adagri (Agência Agropecuária do Estado do Ceará) Jaime, o diretor técnico da agência Amorim Sobreira e o coordenador da campanha no estado Joaquim Sampaio.

 

A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no município de Canindé, e tem o objetivo de intensificar a segunda etapa da campanha que se encerra no próximo dia 2 de dezembro (sábado) e tem o objetivo de imunizar mais de 80% do rebanho de bovinos e bubalinos com menos de dois anos de idade, de um total de 2,5 milhões de animais.

Vacinação vem sendo acompanhada por técnicos da Ematerce em todo o estado

 

Atualmente, cerca de 23% dos produtores declararam a vacinação dos seus rebanhos, mas esse número deve ser maior, porque muitos vacinam o animal, mas ainda não declararam à Adagri. A declaração pelo produtor pode ser feita até 15 dias após o prazo final da vacinação em qualquer revenda autorizada à comercialização da vacina ou nos postos da Adagri, Ematerce e prefeituras conveniadas.

 

De acordo com o diretor técnico Amorim Sobreira, aqueles produtores que possuem animais fora dessa faixa de idade para vacinação, também precisar procurar um escritório da Adagri para fazer a atualização cadastral.

 

O Ceará é livre da febre aftosa há 20 anos com vacinação. A meta é atingir o rebanho livre da doença sem vacinação. A dose custa cerca 1,50 e pode ser comprada em revendas cadastradas pelo Ministério da Agricultura.

 

Para quem não vacinar – ou vacinar e não declarar- será aplicada multa de 5 UFIRs por animal, em média, R$20,00 por animal não-vacinado. Todo criador, até mesmo se seu rebanho estiver fora da faixa etária para vacinar, tem a obrigação de fazer atualização de sua propriedade, nos escritórios indicados.

 

alt

O produtor que não vacinar o rebanho paga uma multa, em média, de R$20 por animal

 

Zona de Livre de Febre Aftosa

 

Em agosto de 2013, o Ceará recebeu o reconhecimento nacional de área livre de febre aftosa com vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014, que permite ao Ceará negociar carne bovina e derivados com unidades federativas e com outros países.

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

(85) 3217.7872