Ematerce executa projetos de irrigação em pequenas propriedades rurais

30 de novembro de 2017 - 03:00

O Programa de Irrigação na Minha Propriedade -PIMP, sob a responsabilidade técnica da Ematerce, começa a entrar em uma nova fase que é a de prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural -ATER . Um dos aspectos mais importante é o Manejo da Irrigação, porque a água é o fator limitante para a produção agrícola. Entre os objetivos do manejo estão a maximização da produtividade, a eficiência do uso da água, a minimização dos custos de produção, a garantia das condições adequadas de umidade para favorecer o desenvolvimento da cultura irrigada, reduzir problemas de fitossanidade e manter ou melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo.

 

Sistemas de irrigação implantados e em plena produção, em pequena propriedade rural 

 

Duas decisões do produtor são essenciais: 1. Momento de ligar o sistema de irrigação, 2. Momento de desligar o sistema de irrigação, que depende do sistema de irrigação utilizado, da uniformidade de distribuição da água, da eficiência de aplicação da água e da cultura a ser irrigada e do solo da propriedade.

 

Para discutir essas questões, estamos convidando a todos para assistirem uma palestra, no dia 04.12.17, no auditório da Ematerce, às 14:00 horas, sobre o tema, proferida por profissionais da Universidade Federal do Ceará, do Departamento de Engenharia Agrícola, que estão trabalhando em teses de doutorado nesta área.

 

PROJETO PIMP

 

O Projeto de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), executado pela Ematerce, a partir de 2017, está se constituindo em uma grande alternativa para convivência com o semiárido. O projeto se configura como uma mudança de paradigma para os conceitos de praticar agricultura irrigada, em regiões secas. Antes, construía-se um grande reservatório e, nas áreas adjacentes, implantava-se um perímetro irrigado. Com as recentes períodos de sucessivas secas todas essas áreas colapsaram. Surgiu então a alternativa desconcentradora de aproveitamento de água subterrânea, por meio da perfuração de poços e implantação de áreas de até 1 hectare irrigado, garantindo, assim, a segurança alimentar das famílias dos agricultores e dos seus rebanhos, praticamente repondo a produção dessas áreas que se tornaram improdutivas, pela falta d’água.

 

alt

O programa contribui para a melhoria alimentar do rebanho bovino através da produção

de forragens irrigadas.

 

Apesar de todas as dificuldades de água no sertão, após 5 anos consecutivos de chuvas abaixo da média histórica, o projeto avança. Já foram instalados, em nível de propriedade, quase 100 equipamentos, elaborados 359 projetos técnicos e concedidas aos agricultores 540 outorgas de uso de recursos hídricos, pela Secretaria dos Recursos Hídricos.

 

Isto demonstra a capacidade da pequena produção, de forma espacializada, quando os pequenos agricultores têm acesso às ferramentas de produção adaptadas e adequadas , desde que seja ofertada, no momento oportuno, a Assistência Técnica e Extensão Rural, condição indispensável para o avanço dessa política pública.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Jornalista Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Aécio Santiago- aeciosantiago@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Antônio José – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Telefone- (85) 3217 7872