Projeto de reuso e irrigação descentralizada são destaque em seminário

5 de dezembro de 2017 - 03:00

Estudantes, técnicos agrícolas, representantes de associações, ong´s, da Ematerce e prefeituras estiveram reunidos nesta sexta (1º) e sábado (2) para o II Seminário de Fortalecimento do Associativismo e Projetos de Reuso da Água do Complexo Castanhão. O objetivo é ampliar experiências produtivas bem sucedidas e de convivência com a seca

 

Nos próximos dias, o produtor rural Deusimar Cândido de Oliveira, 52 anos, do Vale da Forquilha, município de Quixeramobim, vai transportar por semana 100 caixas de mamão para escolas da rede de ensino pública do município e região. No total, serão mais de duas mil unidades da fruta, que é plantada em 1,5 hectare da propriedade que é administrada num regime de cooperativa e gera mais de 60 trabalhos diretos.

 

Visitantes conheceram o sistema de criação de peixe com uso d´água para irrigação de frutas

 

Seca? apesar do Ceará está passando pelo sexto ano consecutivo de estiagem, os produtores daquele distrito não sentiram os efeitos desse problema climático que afetou praticamente todas as regiões do Semiárido cearense e nordestino e secando açudes.

 

O produtor rural já aprendeu, como diz o próprio Deusimar, que o “solo é só uma questão de sustentação”. Com um poço profundo de 60 metros e vazão, em média, de 2,5 mil metros cúbicos por hora d´água, a propriedade agrega produção de tomate, pimentão, banana, caju, cajá, acerola, horta, leite e peixe. Isso mesmo, em pleno Sertão Centro Sul, numa paisagem aparentemente de produção remota, a comunidade vem testando com sucesso a criação de tilápia em tanques de até 50mil litros d´água, que é reutilizada para a irrigação das frutas.

 

A mesma água também é reutilizada para a produção de horta no sistema de Aquaponia, onde as plantas são cultivadas sem o contato com o solo, apenas com a irrigação da água dos peixes e, através de encanamento suspenso e perfurado, a planta recebe água, sendo o recurso hídrico reaproveitado em outras atividades produtivas. Para o combate às pragas, Biofertilizante, composto por extrume bovino, bagaço da cana e restos de dejetos naturais. “Não temos problemas com pragas aqui. Pesquiso e estudo muito pra mantermos essa produção. É um aprendizado constante. A psicultura foi difícil, mas com o apoio dos técnicos da Ematerce, o seu presidente Antônio Amorim e o seu diretor Itamar Lemos, estamos aperfeiçoando o processo de oxigenação, o uso da energia, a alimentação, tudo”, explica Deusimar que também usa 10 placas solares para a transmissão de energia nos tanques.

 

alt

Diretor da Ematerce Itamar Lemos com produtor Deusimar Cândido em plantação de mamão

 

Durante a excursão, estudantes, produtores, representantes de associações puderam conhecer de perto o funcionamento da propriedade e da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Forquilha, que também administra uma fábrica de polpa de frutas.

 

Seminário

 

A visita à produção do Vale do Forquilha fez parte da programação do II Seminário de Fortalecimento do Associativismo, iniciado no dia anterior no município de Jaguaribara. Além da visita aos distritos de Quixeramobim, também foi visitada a experiência com reuso d´água no Sítio Aroeiras, também no município de Quixeramobim.

 

Lá, o grupo pode conhecer o trabalho da Casa de Sementes no Sítio do agricultor Aureliano Soares Martins, 65 e a agricultora Maria Liduína Leal Martins. Além do reuso da água cinza (usada do banho e torneira da cozinha e lavatório), os produtores mantém criação de suínos e aves. Segundo técnico do Instituto Antônio Conselheiro, Alfredo Castro, está previsto através do Projeto São José, a entrega de 200 sistemas de reuso d´água em todo o Estado do Ceará.

 

alt

Biodigestor é o próximo projeto do produtor Deusimar. Uso de esterco bovino e respeito ao meio ambiente

 

Somente nos municípios de Quixeramobim, Quixadá, Senador Pompeu, Choró Limão e Canindé, serão entregues oito sistemas de reuso em cada município.

 

O II Seminário é uma realização da Prefeitura Municipal de Jaguaribara, Instituto Agropolos e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) com participação da Ematerce, técnicos do Projeto São José e Instituto Antônio Conselheiro.

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

 

Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

 

Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

 

Edilmo Gurgel – edilmo.girgel@ematerce.ce.gov.br

 

(85) 3217.7872