MAPA aportará recursos de R$7 milhões para Ater
4 de janeiro de 2018 - 03:00
Reunião entre representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, da Asbraer, da Emater-DF e o do Instituto Federal de Brasília marcou o final de ano de 2017 com o objetivo de dar andamento ao projeto do MAPA, denominado Residência em Extensão, que aportará recursos da ordem de R$ 7 milhões para capacitação em assistência técnica e extensão rural. A reunião ocorreu na Emater-DF Sede, em Brasília.
“O IFB entra, nessa parceria, na parte de certificação. Mas acabamos avançando nessa parceria, por ser um trabalho coletivo e porque temos professores em várias áreas. Então, vamos construir o conteúdo programático juntos. Quando ofertamos um curso, já temos uma matriz curricular e será com ela que faremos essa construção, ouvindo a Asbraer, a Emater-DF e o Ministério da Agricultura. Isso porque queremos que esse projeto atenda à demanda de todos, adequando-se ao objetivo do instituto que é atender à demanda regional, fazendo a mudança social nessa realidade. Esse projeto é fundamental para nós, porque a realidade está de encontro com a nossa formação”, explicou Cristiane Batista Salgado, sub reitora de extensão e cultura do Instituto Federal de Brasília.
Projeto de reúso d´água para fruticultura através da psicultura tem assistência da Ematerce
A expectativa do diretor executivo da Emater-D, Rodrigo Batista é grande, porque a entidade fará o projeto piloto. “Estamos construindo junto com o MAPA, IFB e Asbraer, essa proposta e seremos a primeira Emater a colocá-lo em prática. Isso significa que os recém-formados nos cursos de técnicos em agropecuária, tecnólogos em agroecologia e os dos cursos superiores de agronomia, veterinária, etc, vão poder, ao sair da faculdade, ingressar numa especialização e vivenciar, dentro das Emateeres, as atividades de extensão rural. Eles terão um ano de preparo com certificação lato sensu na área de Ater. Vamos construir o conteúdo programático em janeiro e espero que em agosto já possamos oferecer as primeiras bolsas nessa especialização em extensão rural”, adiantou Batista.
“Com esse projeto, estamos abrindo uma possibilidade de capacitar novos técnicos e mostrar aos estudantes, da nossa área e que estão chegando agora no mercado de trabalho, o que é a ater, como ela funciona e como eles – estudantes – podem contribuir para que tenhamos uma extensão rural melhor no Brasil. Por isso, é fundamental estreitarmos essas relações com os Institutos Federais para a capacitação desses profissionais”. Mariana Matias, diretora executiva da Asbraer.
Para o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do MAPA, Luiz Rangel, os próximos passos serão determinantes para que o projeto seja colocado em prática. “Estamos afinando essa parceria e vendo a questão da legislação dos institutos federais, vendo o que a legislação deles permite e, em seguida, vamos avançar na questão dos conteúdos. Estimamos que serão 10 bolsas para cada uma das 27 Emateres. Estou muito esperançoso do sucesso dessa parceria”, finalizou, confirmando que, em janeiro de 2018, ficam definidos os conteúdos programáticos e o calendário para a implantação do projeto, a princípio, em Brasília como projeto piloto.
Fonte: Por: Christina Abelha / Assessora de comunicação Asbraer
Assessoria de Comunicação Ematerce
Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br
Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br
Antonio Jose de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
85 – 3217.7872