Profetas divididos com a chegada de bom inverno no Ceará

15 de janeiro de 2018 - 03:00

Seis anos consecutivos de seca ainda poderá se estender por mais um ano no Ceará ou poderemos ter até uma próxima década de bom inverno. As opiniões sobre a chegada das chuvas se dividiram no mais tradicional encontro da cultural popular sobre previsão do tempo, o Encontro dos Profetas da Chuva. O reconhecido encontro, que em 2018 chegou em sua 22ª edição, no município de Quixadá, reuniu cerca de 32 agricultores, observadores da natureza e da cultura popular e pesquisadores para apresentar suas previsões da quadra invernosa

 

 

Profetas das chuvas justificando suas profecias durante encontro em Quixadá-CE

 

“Quando o tempo vai ser bom, o tronco da Aroeira começa a cair e descascar. Não tem erro. É tempo de chuva”, diz o agricultor Renato Lino de Sousa, 71 anos, natural de Quixadá. Para o pesquisador Luiz Gonzaga, que mantém uma torre de observação metereológica no município de Camocim, Litoral leste do Ceará, o que pode-se afirmar é que as chuvas ainda serão localizadas e imprecisas, de acordo com a constante alteração das temperaturas do Oceano Atlântico.

 alt

Participaram do Encontro dos Profetas da Chuva,em Quixadá-Ce,o Secretário do Desenvolvimento

Agrário, Dedé Texeira, Diretor Técnico e Assistente da Presidência da Ematerce,Itamar Lemos e

Bartolomeu Cavalcate,respectivamente, ladeados por organizadores do Encontro.

 

Conhecida por todos que participam do encontro como “Lourdinha”, a agricultora, primeira profetisa do evento e aposentada Maria de Lourdes Leite, 80 anos, diz que “chuva não tem na boca não”. “Vocês querem que a gente diga quando vai chover e onde vai chover? É demais NE!!”, disse em meio a risada dos participantes do encontro, que já virou uma grande tradição e compromisso entre os amantes da cultura tradicional popular sertaneja e que sempre conta com a presença de artistas, jornalistas, radialistas, caravanas de dezenas de municípios de todo o Ceará como Piquet Carneiro, Iguatu, Vale do Jaguaribe, Horizonte, Ocara, Capistrano, além de outros estados. A profetisa identifica os sinais da chuva através de pedra de sal.

 

Para surpresa da plateia de cerca de 400 pessoas, reunidas no pátio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE), em Quixadá, o engenheiro, poeta, agricultor aposentado e estudioso da Astrologia Paulo Costa de Oliveira, 73 anos, fez a previsão de uma quadra chuvosa para os próximos 10 anos, conforme suas observações dos astros, estrelas e zodíacos. “Uma das estrelas da constelação conhecida como Orion apagou desde o mês de agosto e isso define esse inverno prolongado”, explicou Paulo Costa.

 alt

Profetas explicando e justificando suas profecias usando a natureza.

 

Para o profeta José Airton Araújo, a situação invernosa para 2018 será praticamente a mesma de 2017. Curiosamente, ano passado, boa parte dos profetas fizeram o prognóstico de chuva que não se concretizou.

 

Idealizadores do encontro, João Soares de Freitas e Hélder Cortez são cada vez mais realizados com a proposta do encontro, que é de promover o intercâmbio entre os saberes popular, a cultura nordestino e o conhecimento acadêmico. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não divulgou o prognóstico de chuva oficial de 2018 e só deve fazê-lo até o final do mês de janeiro.

 

 

O evento é organizado pelo Instituto de Violas e Poesia do Sertão Central com o apoio da Prefeitura de Quixadá e parcerias do Instituto Agropolos do Ceará e Governo do Ceará.

 

 

Homenagens

 

Algumas autoridades foram homenageadas durante o evento recebendo o Troféu Profetas da Chuva, entre eles o prefeito em exercício João Paulo de Menezes, que recebeu o troféu do secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e Élcio Batista, chefe do gabinete do Governo, que também recebeu a homenagem. Participaram também do encontro o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos e o assessor da presidência José Bartolomeu. 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

 

Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

 

Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

 

Antonio Jose de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

 

85 – 3217.7872