Centro Gerencial da Ematerce: presidente da Funceme ministra palestra

16 de fevereiro de 2018 - 03:00

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, a convite da diretoria executiva da Ematerce, proferiu palestra, ontem à tarde, 15/02/18, no auditório do Centro Gerencial da Ematerce, em Fortaleza-CE. Inicialmente, o palestrante recebeu as boas-vindas e os agradecimentos, por ter aceitado o convite, do diretor técnico da empresa, Itamar Marques, que, em seguida, disse dos objetivos da reunião com o quadro técnico da Ematerce e representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). O presidente da Ematerce, Antonio Amorim, por estar sendo entrevistado pelo Programa Nordeste Rural, da TV Verdes Mares – Canal 10 – assistiu à metade da palestra.

 

 

 Presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins (em pé) , seguindo-se, sentados, da (D)

para (E), o presidente da Ematerce, Amorim; o assessor estadual Roberto Luz; o diretor

técnico Itamar Marques; o gerente estadual de Programas e Projetos, Tarciso Pinto;

e o assistente da presidência da Ematerce, Bartolomeu Cavalcante.

 

Na abertura da palestra, o presidente da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia do Ceará) reportou-se ao monitoramento de secas no Nordeste e, em especial, no Ceará, afirmando ser um esforço colaborativo de agências federais e estaduais. Acrescentou tratar-se de um processo colaborativo, baseado na convergência de evidências e validação local, com visão do NEB, como um todo. A respeito das premissas, informou que se deve começar simples; aprender fazendo; e ter transparência das informações – credibilidade.

 

alt

Assesssores estaduais da Gerênica de Programas e Projetos (Gerpro), da Gerência de

Apoio Técnico (Geate), da Ouvidoria e representante da SDA, Arimatea.

 

Dando prosseguimento à palestra, especificou a ferramenta de monitoramento da severidade da seca em cinco categorias: leve, moderada, severa, extrema e excepcional. Eduardo Martins, falando acerca da capacidade de armazenamento de água, em todo o território cearense, adiantou ser de 18,7 bilhões de metros cúbicos, nos 153 reservatórios monitorados, sendo que 17 estão secos; 40 com volume morto; 71 com menos de 10%; e 106 com menos de 30% de água.

 

alt

 

A palestra do presidente da Funceme agradou aos dirigentes e aos técnicos da Ematerce

e ao representante da SDA, Arimatea. 

 

 

No final, agradeceu, sensibilizado, aos dirigentes da Ematerce, na pessoa do presidente Antonio Amorim, e do diretor técnico Itamar Marques, a oportunidade de prestar informações, sob a responsabilidade do órgão que dirige, prontificando-se a tirar possíveis dúvidas dos participantes. Pela maneira fácil de se comunicar, falando sobre assuntos técnicos, Eduardo Martins foi alvo dos elogios de quantos assistiram à sua exposição. 

 

==============================================================

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fotos: Antonio José e Aécio Santiago

Jornalista Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Fone: (85) 3217.7872