Dia de Campo: desafio da pecuária leiteira é melhorar a produção
21 de fevereiro de 2018 - 03:00
Cerca de 100 pessoas entre técnicos, produtores e consultores estiveram presentes nesta terça-feira (20) no Dia de Campo sobre Tecnologia de produção de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro
A escolha da semente, a identificação correta da praga, a profundidade correta do solo para implantação da semente, o conhecimento técnico do uso do trator foram apenas algumas das orientações e informações transmitidas no Dia de Campo realizado, ontem pela manhã, na Fazenda Sávio Rebouças, zona rural do município de Morada Nova, Região do Baixo Jaguaribe cearense.
Produtores e técnicos fizeram a abertura do Dia de Campo na Fazenda Sávio Rebouças
O evento foi promovido por técnicos da empresa Betânia, visando a transferência de conhecimento aos produtores e técnicos da cadeia produtiva de leite. O Dia de Campo Betânia é umas das práticas mais apropriadas para difundir essas tecnologias, visando melhorar a competitividade leiteira no Nordeste Brasileiro.
Na oportunidade estiveram presentes o técnico agrícola José Wilson Ferreira, o consultor Rafael Bérgamo, o empresário David Girão, os engenheiros agrônomos da Ematerce Augusto Menezes e Edgar Matos Cavalcante e da Secretaria de Desenvolvimento (SDA) Pedro Lacerda. A atividade foi coordenada pelo consultor Francisco Zuza de Oliveira. Também participaram do evento o secretário de Agricultura do município de Morada Nova Rafael Rabelo, estudantes do curso de engenharia agrônoma e técnico agrícola e convidados dos municípios de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Ibicuitinga, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Anto Santo, Iracema, Jaguaretama.
Estudantes participaram das etapas de demonstração
De acordo com o empresário David Girão, a experiência do Dia de Campo tem sido muito positivo do ponto de vista da aprendizagem e da troca de experiência, já que a empresa Betânia vem promovendo o Dia de Campo desde 2017. “Dessa vez, o objetivo é que após 80 dias, possamos voltar aqui para aferir como foi o processo da colheita, da silagem, se cumprimos as etapas corretamente, onde houve falhas; então é uma alegria grande contar com a participação de todos”, disse na abertura do Dia de Campo.
Conhecimento
Todos os técnicos foram unânimes em bater na mesma tecla: nossa agricultura ainda precisa se aperfeiçoar muito no quesito conhecimento. “Muitos produtores, por exemplo, colocam muita responsabilidade no tratorista que faz a preparação da terra e esquece de observar detalhes importantes de como esta máquina está funcionando, a qualidade da semente, o manejo correto do solo, o tipo de solo que está sendo trabalhado, a diferença no manejo do milho para o sorgo, adubação de cobertura e fundação e tudo isso interfere diretamente na qualidade da produção”, explicou o consultor de vendas Rafael Bérgamo.
Máquina de tratamento de sementes sendo apresentada pelo técnico José Wilson Ferreira
Na apresentação das máquinas e equipamentos, foram realizadas demonstrações com a máquina que faz o tratamento de sementes e na sequencia o detalhamento do funcionamento da máquina plantadeira e colheitadeira. Alunos como Diego Aleff, 22 anos, estudantes de Agronomia do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia (IFCE), de Limoeiro do Norte disseram que a experiência do Dia de Campo é muito importante. “Gostei bastante de conhecer essa parte da mecanização para a área da pecuária e essa troca de experiência é legal para aprimorar o aprendizado”, falou o estudante.
Uma das fases da demonstração de máquinas foi a apresentação da Máquina colheitadeira
O Dia de Campo Betânia tem a parceria da Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar e secretarias municipais de agricultura.
Treinamento
Os Dias de Campo em 2018 terão duas etapas, sendo a primeira (Dia de Campo) para treinamento de técnicos e operadores de máquinas no cultivo do sorgo e instalação de uma Unidade Demonstrativa de 1 ha de sorgo com todas as tecnologias disponíveis.
O segundo Dia de Campo ocorrerá no mesmo local do primeiro, 80-90 dias depois, momento da colheita da produção dessa Unidade Demonstrativa, quando serão convidados técnicos e, principalmente, produtores de leite para conhecerem os resultados e discutir o uso adequado da silagem de sorgo. O próximo Dia de Campo acontecerá no município de Iguatu (27 de fevereiro) e Quixeramobim (7 de março). Ver programação abaixo.
Locais dos Dias de Campo
Iguatu – 27/02/2018 – 09h00 as 12h00
Local: Fazenda Cruiri, do Produtor Antonio Gracivan.
Municípios participantes: Iguatu, Acopiara, Quixelô, Catarina, Juás, Cariús, Cedro, Lavras da Mangabeira, Icó Orós, Baixio, Umari e Ipaumirim.
Parcerias: Fazenda Cruiri, Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar, Secretaria Municipal de Iguatu.
Quixeramobim – 07/03/2018 – 09h00 as 12h00
Local: Fazenda Descanso, do Produtor Edmilson Junior.
Municípios participantes: Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, Boa Viagem, Madalena, Pedra Branca, Mombaça, Senador Pompeu, Milhã e Solonópole.
Parcerias: Fazenda Cruiri, Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar, Secretaria Municipal de Quixeramobim.
Assessoria de Comunicação Ematerce
Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br
Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.cegov.br
Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
85-3217.7872