Dia de Campo: desafio da pecuária leiteira é melhorar a produção

21 de fevereiro de 2018 - 03:00

Cerca de 100 pessoas entre técnicos, produtores e consultores estiveram presentes nesta terça-feira (20) no Dia de Campo sobre Tecnologia de produção de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro

 

A escolha da semente, a identificação correta da praga, a profundidade correta do solo para implantação da semente, o conhecimento técnico do uso do trator foram apenas algumas das orientações e informações transmitidas no Dia de Campo realizado, ontem pela manhã, na Fazenda Sávio Rebouças, zona rural do município de Morada Nova, Região do Baixo Jaguaribe cearense.

 

Produtores e técnicos fizeram a abertura do Dia de Campo na Fazenda Sávio Rebouças

 

O evento foi promovido por técnicos da empresa Betânia, visando a transferência de conhecimento aos produtores e técnicos da cadeia produtiva de leite. O Dia de Campo Betânia é umas das práticas mais apropriadas para difundir essas tecnologias, visando melhorar a competitividade leiteira no Nordeste Brasileiro.

 

Na oportunidade estiveram presentes o técnico agrícola José Wilson Ferreira, o consultor Rafael Bérgamo, o empresário David Girão, os engenheiros agrônomos da Ematerce Augusto Menezes e Edgar Matos Cavalcante e da Secretaria de Desenvolvimento (SDA) Pedro Lacerda. A atividade foi coordenada pelo consultor Francisco Zuza de Oliveira. Também participaram do evento o secretário de Agricultura do município de Morada Nova Rafael Rabelo, estudantes do curso de engenharia agrônoma e técnico agrícola e convidados dos municípios de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Ibicuitinga, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Anto Santo, Iracema, Jaguaretama.

 

alt

Estudantes participaram das etapas de demonstração

 

De acordo com o empresário David Girão, a experiência do Dia de Campo tem sido muito positivo do ponto de vista da aprendizagem e da troca de experiência, já que a empresa Betânia vem promovendo o Dia de Campo desde 2017. “Dessa vez, o objetivo é que após 80 dias, possamos voltar aqui para aferir como foi o processo da colheita, da silagem, se cumprimos as etapas corretamente, onde houve falhas; então é uma alegria grande contar com a participação de todos”, disse na abertura do Dia de Campo.

 

Conhecimento

 

Todos os técnicos foram unânimes em bater na mesma tecla: nossa agricultura ainda precisa se aperfeiçoar muito no quesito conhecimento. “Muitos produtores, por exemplo, colocam muita responsabilidade no tratorista que faz a preparação da terra e esquece de observar detalhes importantes de como esta máquina está funcionando, a qualidade da semente, o manejo correto do solo, o tipo de solo que está sendo trabalhado, a diferença no manejo do milho para o sorgo, adubação de cobertura e fundação e tudo isso interfere diretamente na qualidade da produção”, explicou o consultor de vendas Rafael Bérgamo.

 

alt

Máquina de tratamento de sementes sendo apresentada pelo técnico José Wilson Ferreira

 

 

Na apresentação das máquinas e equipamentos, foram realizadas demonstrações com a máquina que faz o tratamento de sementes e na sequencia o detalhamento do funcionamento da máquina plantadeira e colheitadeira. Alunos como Diego Aleff, 22 anos, estudantes de Agronomia do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia (IFCE), de Limoeiro do Norte disseram que a experiência do Dia de Campo é muito importante. “Gostei bastante de conhecer essa parte da mecanização para a área da pecuária e essa troca de experiência é legal para aprimorar o aprendizado”, falou o estudante.

 

alt

Uma das fases da demonstração de máquinas foi a apresentação da Máquina colheitadeira

 

 

O Dia de Campo Betânia tem a parceria da Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar e secretarias municipais de agricultura.

 

 

Treinamento

 

Os Dias de Campo em 2018 terão duas etapas, sendo a primeira (Dia de Campo) para treinamento de técnicos e operadores de máquinas no cultivo do sorgo e instalação de uma Unidade Demonstrativa de 1 ha de sorgo com todas as tecnologias disponíveis.

 

O segundo Dia de Campo ocorrerá no mesmo local do primeiro, 80-90 dias depois, momento da colheita da produção dessa Unidade Demonstrativa, quando serão convidados técnicos e, principalmente, produtores de leite para conhecerem os resultados e discutir o uso adequado da silagem de sorgo. O próximo Dia de Campo acontecerá no município de Iguatu (27 de fevereiro) e Quixeramobim (7 de março). Ver programação abaixo.

 

Locais dos Dias de Campo

 

Iguatu – 27/02/2018 – 09h00 as 12h00

Local: Fazenda Cruiri, do Produtor Antonio Gracivan.

Municípios participantes: Iguatu, Acopiara, Quixelô, Catarina, Juás, Cariús, Cedro, Lavras da Mangabeira, Icó Orós, Baixio, Umari e Ipaumirim.

Parcerias: Fazenda Cruiri, Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar, Secretaria Municipal de Iguatu.

 

Quixeramobim – 07/03/2018 – 09h00 as 12h00

Local: Fazenda Descanso, do Produtor Edmilson Junior.

Municípios participantes: Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, Boa Viagem, Madalena, Pedra Branca, Mombaça, Senador Pompeu, Milhã e Solonópole.

Parcerias: Fazenda Cruiri, Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar, Secretaria Municipal de Quixeramobim.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

 

Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

 

 

Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.cegov.br

 

 

Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

 

 

85-3217.7872