Anater apresenta plataforma tecnológica de gestão de projetos

2 de março de 2018 - 03:00

Construído em ambiente de software livre, o Sistema de Gestão de Ater (SGA) possibilita acompanhamento e avaliação dos projetos realizados pela Anater, em tempo real

 

Nesta última segunda-feira (26), a equipe técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) recebeu representantes da Casa Civil, do Tribunal de Contas da União e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), quando apresentou o Sistema de Gestão de Ater (SGA) da Anater, uma plataforma tecnológica de gestão que possibilita o acompanhamento e avaliação das ações dos projetos realizados pela Anater, em tempo real.

 

A nova plataforma permitirá o acompanhamento dos projetos em tempo real

 

O Presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, abriu os trabalhos explicando aos presentes que a plataforma foi construída em ambiente de software livre, sem a necessidade de aporte de recurso, com solução tecnológica para análise, monitoramento e avaliação de todos os programas e projetos da Anater, e com capacidade de expansão e ampliação de recursos tecnológicos.

 

Durante a reunião, o gerente de TI, Alexandre Oliveira, apresentou as ferramentas do sistema e a forma como estas relacionam as informações cadastradas pelos técnicos que executam as ações junto ao produtor, possibilitando a gestão dos projetos.  “As informações são inseridas no sistema diretamente pelo extensionista, em tempo real, e todo o processo se desenvolve a partir desses dados, possibilitando analisar o cumprimento das metas e fazer intervenções, quando necessário, para que os objetivos dos projetos sejam plenamente atingidos. Essas informações também contribuem para a efetivação do cronograma de desembolso, uma vez que os recursos são liberados conforme cumprimento das metas”, explica o gerente.

 

O gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Alencar Libânio, demonstrou as possibilidades de relatórios por Estado/Entidade, a partir do cruzamento das informações lançadas no sistema, e a operacionalização dos processos de Credenciamento e de Formação.

 

Entre as possibilidades demonstradas, Libânio destacou o monitoramento e avaliação, e o acompanhamento individual de cada contrato e do trabalho de cada gestor, bem como dos indicadores que norteiam as atividades executadas.

 

alt

O uso das novas ferramentas facilitará a aplicação de relatórios e dados

 

Ao final, os gerentes também apresentaram as ferramentas que ainda serão desenvolvidas para ampliar ainda mais a performance do SGA. As novas ferramentas possibilitarão a gestão de recursos humanos, patrimônio/prontuário, análise preditiva (históricos e estatísticos), mobile, inteligência artificial e business Inteligence (previsão para agosto/2018).

 

Após a apresentação, depois de esclarecer as eventuais dúvidas e apresentar sugestões, os participantes destacaram a transparência e avanços realizados pela Anater até o momento.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Anater

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Antônio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Edilmo Gurgel- edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

85-3217.7872