Ematerce: palestra sobre alternativa eficiente de controle físico a pragas

5 de março de 2018 - 03:00

 

O Centro Gerencial da Ematerce, em Fortaleza, recebeu, na tarde de segunda-feira (5 de fevereiro de 2018), a visita do empresário da área administrativa, Mário Roberto Mezzedimi, que proferiu palestra, com foco na utilização de sacos de tecidos não tecidos, cobrindo culturas, como tomate, goiaba, ata, pêssego, uva, atemoia, caqui, dentre outras, para evitar o uso de agrotóxicos (venenos) no combate às pragas e aos pássaros.

 

 

Palestrante Mário Roberto divulga utilização de sacos de tecido não tecido no controle

a pragas e a pássaros em algumas culturas.

 

Na abertura, o gerente de Apoio Técnico (Geate), Cláudio Matoso, deu as boas-vindas ao palestrante e agradeceu-lhe a gentileza de ter aceitado o convite, para falar aos assessores estaduais, sobre uma alternativa eficiente de controle físico, por meio da utilização de sacos de tecido não tecido (TNT). Destacou o palestrante que, mediante o uso dos citados sacos, consegue-se obter aumento de 40% na produção e produtividade, por exemplo, de tomates, sem falar da lucratividade, variando de 21% a 25%, referente às despesas com mão de obra, compra de agrotóxicos e pulverizações.

 

alt

 

À esquerda da foto, Cláudio Matoso, gerente de Apoio Técnico da Ematerce, seguindo-se o

presidente da empresa,  Antonio Rodrigues de Amorim, que elogiou a iniciativa e ficou

satisfeito com a enriquecedora palestra. 

 

Para comprovar os principais benefícios, com o uso do denominado Agrotex (tecido não tecido), afirmou que os saquinhos protegem contra insetos/pragas e pássaros; proporciona melhor aparência dos frutos e não altera o sabor, o tamanho e a cor dos frutos. No tocante à venda dos saquinhos de tecido não tecido, acrescentou estarem disponíveis, em todo o Brasil, e quem passa a utilizá-los, fica satisfeito pela sua praticidade e, claro, pelo custo/benefício. Lembrou que o saquinho Agrotex pode ser fornecido, em diversos tamanhos, ao preço médio de R$ 0,12 (doze centavos), de acordo com a necessidade do produtor.. No Ceará, vêm sendo bastante usados pelos agricultores da Serra da Ibiapaba.

 

alt

 

No final da palestra, foi entregue um folder com mais detalhes da utilizaçao do Agrotex,

ou seja, os saquinhos de tecido não tecido.

 

=========================================================

 

Assessoria de Comunicação Social

Texto e foto: Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Fone: (85) 3217.7872