Ematerce reestrtura projeto Mandalla, em Alcântara-CE

23 de abril de 2018 - 03:00

O Sistema Integrado de Produção Mandalla ou Projeto Mandalla é uma forma de agricultura familiar sustentável que tem obtido bons resultados. Esta metodologia de produção tem por base, a capacitação para a sustentabilidade do homem do campo, dentro de suas próprias condições culturais tradicionais, o que inclui o meio ambiente e as culturas produzidas.

 

Equipe de técnicos da Ematerce com o coordenador estadual do Projeto Mandalla,em Alcântara-CE

 

No dia 19 de Abril, a equipe da Ematerce do município de Alcântara-CE, recebeu a visita do coordenador estadual do projeto Mandalla, José Ximenes, nas localidades do Livramento e Caldeirão. Na ocasião, as duas famílias contempladas, desde 2011, foram orientadas no sentido de revitalizar e reestruturar as mandallas existentes nas comunidades.

 

A equipe da Ematerce de Alcântara, composta pelos Agentes Rurais, Tamara Carvalho, Ana Rita Freire e Antônio Francisco, em parceria com José Ximenes, estão incentivando, acompanhando e orientando os Projetos existentes, buscando novas soluções para a manutenção, após longo período de estiagem, que apesar das boas chuvas no inverno sofre com a falta d’água no verão, dificultando a manutenção das mesmas.

 

alt

Técnicos da Ematerce visitam projeto Mandalla, em Alcâtara-CE

 

Na ocasião, também esteve presente o Engenheiro de Pesca da Ematerce de Sobral, Ib Mendes, orientando os produtores sobre a criação de tilápia, nos tanques das Mandallas ficando assim programado uma capacitação teórico-prática para os mandaleiros e outros produtores que tenham interesse em conhecer mais as técnicas apropriadas para a produção de peixe, levando em consideração o clima e condições sócio econômicas das famílias.

 

O secretário de Agricultura do município, Antônio Pereira da Costa também participou das discursões, comprometendo-se a colaborar com o abastecimento de água às Mandallas no período de estiagem, caso necessário. Além disso, comprometeu-se a apoiar as famílias durante todo o ano, incentivando e colaborando para a produção e geração de renda aos mandaleiros.

 

A abordagem do projeto leva em conta os recursos ambientais e as características sociais, econômicas e culturais de cada região, e espera promover sempre desenvolvimento das comunidades que adotam o Sistema Mandalla.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Jornalista Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Antônio José de Oliveira- antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Telefone- (85) 3217 7872

 

 

 

.