Dia de Campo em Morada Nova é sucesso de resultados

18 de maio de 2018 - 03:00

Cumprindo a segunda etapa do Dia de Campo Betânia sobre Tecnologia de Produção de Sorgo Forrageiro em Sistema de Sequeiro, técnicos, estudantes, empresários, estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (17), no município de Morada Nova, compartilhando os resultados do Dia de Campo iniciado em fevereiro de 2018.

 

Com o objetivo de observar os resultados do uso da tecnologia para produção de sorgo forrageiro em sistema sequeiro na pecuária leiteira, um grupo de profissionais, estudantes agrícolas, representantes da Ematerce do município de Limoeiro do Norte e Russas, técnicos da empresa Betânia, da Fortress, TV Jaguar, puderam testemunhar os resultados do cultivo do sorgo forrageiro para a pecuária leiteira, após quase três meses depois. O Dia de Campo Betânia tem a parceria da Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar, IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e secretarias municipais de agricultura.

 

Na fase da silagem, foram demonstradas as técnicas de armazenamento do sorgo

 

O evento aconteceu na Fazenda Sávio Rebouças, zona rural do município de Morada Nova, Região do Baixo Jaguaribe cearense e foi coordenador por técnicos da Betânia com o objetivo de promover o conhecimento de práticas mais apropriadas para difundir essas tecnologias, visando melhorar a competitividade leiteira no Nordeste Brasileiro.

 

Nesta experiência, a colheita para produção de silagem foi feita após 86 dias com o grão no ponto leitoso, com a colheitadeira mecânica, atentando para a regulagem das facas, proporcionando melhor picagem da silagem, garantindo melhor compactação no processo de silagem. O Dia de Campo foi dividido em três estações, a primeira apresentando os resultados da colheita, o processo de silagem e a última uma novidade no processo, o ensacamento da silagem pela empresa Fortress.

 

Preparação do solo

 

Na primeira estação, o técnico José Wilson Ferreira apresentou as etapas da preparação do solo até o sorgo atingir o ponto de colheita. Com as últimas chuvas, principalmente dos meses de abril e maio, além do preparo adequado do solo, é possível, segundo Wilson, conseguir de 40 a 50 toneladas de sorgo por hectare.

 

alt

O ensacamento da silagem foi a novidade do evento do Dia de Campo

 

Nessa fase, Wilson esclareceu sobre a importância do tratamento da semente, a adubação de cobertura, o controle fitossanitário, o plantio. De acordo com o técnico não foi necessário a aplicação de herbicida. Na ocasião, também foram demonstrados todos os custos do processo, no total R$ 2.438,50/há.

 

Já na fase de silagem, foram discutidos os aspectos como a vedação e compactação dos grãos para um efetivo resultado no uso durante o período de estiagem. Para o professor Cleber Barreto, esse momento é muito importante para os produtores. “Quando uma empresa do setor de laticínios e que compra o leite dos produtores, convida para essa troca de informação, nos sentimos muito empolgados, porque veremos como melhorar a produção do rebanho e minimizar custos”, ressalva Barreto.

 

Inovação

 

A novidade do Dia de Campo ficou por conta da apresentação da máquina ensacada de silagem. Conforme o empresário Raimundo Reis, a máquina de baixo custo, é uma alternativa para os pequenos produtores, que têm dificuldade com a aquisição de trator, colheitadeira e com esse equipamento conseguirá o ensacamento de 14 a 15 toneladas/dia, mesmo em períodos de chuva. “Com a automatização, o produtor pode fazer a silagem até em período de chuva, que não vai comprometer o armazenamento”, explica Reis. 

 

O próximo Dia de Campo Betânia será realizado no município de Iguatu, dia 24 de maio.

 

 

Veja mais detalhes do Dia de Campo Betânia, em Morada Nova

https://www.youtube.com/watch?v=3KP7qy20tUs

 

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

 

 

Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.cegov.br

 

 

Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

 

 

85-3217.7872