SDA recebe visita técnica da Embrapa Agroindústria e diretora colombiana

3 de julho de 2018 - 03:00

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) recebeu, na manhã desta terça-feira (3), a visita técnica de representante da Embrapa Agroindústria e Serviço Nacional de Aprendizaje da Colômbia (Sena) com o objetivo de promover intercâmbio sobre diferentes programas e parceiros da secretaria e suas vinculadas como a Ematerce.

 

Conhecer, avaliar e promover o intercâmbio de experiências da Embrapa e seus parceiros foi a pauta da visita técnica realizada, nesta terça-feira (11), na sede da SDA por técnico da Embrapa Agroindústria Tropical e Sena da Colômbia. O Sena tem um papel semelhante ao desenvolvido por instituições como o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) no Brasil e foi representado na visita pela diretora regional do Sena Jacqueline Rojas Solano. Integrando a comitiva, a Embrapa Agroindústria foi representada pelo supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT) Genésio Vasconcelos integrou.

 

O objetivo da visita da comitiva colombiana, formada também pela secretaria de Planejamento do Estado Atlântico da Colômbia Cecília Rojas é conhecer as dependências e ações da Embrapa e os diferentes parceiros e programas voltados para a inovação no setor agroindustrial. Além do secretário da SDA De Assis Diniz, participaram da reunião o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o diretor técnico Itamar Lemos, o coordenador da Cadeia Produtiva da SDA Pecuária Márcio Peixoto, a coordenadora da Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) Neyara Lage, Eduardo Barbosa, coordenador do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural.

 

Na ocasião, foram destacadas várias políticas públicas do Estado para a Agricultura Familiar e o êxito de algumas ações mesmo durante o maior período de estiagem dos últimos anos. “Apesar de uma seca que afetou algumas regiões durante sete anos consecutivos, a ação do governo conseguiu promover a segurança alimentar e ainda aumentar a produção de leite, através da silagem”, explicou o secretário De Assis.

 

Na sequencia, foram apresentadas as ações inovadoras na área do reuso d´água e piscicultura com o aproveitamento da água dos criatórios de tilápia na fruticultura irrigada com vem acontecendo com sucesso no Vale do Forquilha, no município de Quixeramobim. A experiência , segundo o presidente da Ematerce Antônio Amorim, já é reproduzida em aproximadamente 50 propriedades em todo o Estado do Ceará, sendo uma das grandes alternativas de produção no Semiárido. “Tudo começou por iniciativa dos próprios produtores com apoio de algumas instituições e hoje emprega dezenas de pessoas”, concluiu Amorim.

 

Ainda foram esclarecidos programas pioneiros como o Hora de Plantar, que este ano beneficiou mais de 160 mil agricultores, seu funcionamento, contrapartida do agricultor entre outros aspectos como os tipos de sementes e mudas distribuídas no programa. Para a diretora Jacqueline Rojas Solano, essa troca de experiências é muito importante para aprimorar a visão do governo colombiano sobre uma ação empreendedora no campo com a participação dos produtores.