Anater promove curso de capacitação no Cetrex

19 de novembro de 2018 - 15:27 # # #

Ascom | Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Agentes rurais participaram, nesta segunda-feira (19), no Centro de Treinamento e Extensão Rural (Cetrex), de abertura de Curso de Conteúdos do Curso da Anater e Aprimorar os Conhecimentos e Práticas das Abordagens e Metodologias da Ater.

De hoje (19) até a próxima sexta feira (23), agentes rurais participam, no Cetrex, de Curso de Formação de Agentes de Conteúdos e Reforços de Abordagem Metodológicas da Ater, visando aprimorar boas práticas em assistência técnica e extensão rural, principalmente dos agentes envolvidos com o Projeto Dom Hélder Câmara, iniciado no segundo semestre de 2018.

A abertura do curso contou com a participação do presidente da Ematerce Antonio Amorim, do extensionista José Roberto, José Leitão Filho, chefe do Núcleo de Gestão e Pessoas (Nugep) da Ematerce, Aldemir Sousa Silva e Antonio Júnior (Geat-Ematerce).

O primeiro dia foi marcado, também, pela mensagem do presidente da Anater Valmisoney Moreira Jardim (via mensagem de vídeo), que destacou a importância do aperfeiçoamento em Ater para a construção de novos saberes e consolidação da assistência técnica nas diversas modalidades ao produtor rural no Estado do Ceará.

Com a técnica da Anater Nalfra Barbosa, o tema exposto no período da manhã foi o histórico recente da Anater, aspectos jurídicos e atribuições, diretrizes da Pnater e Plano de Trabalho. No período da tarde, o tema abordado é Ater Comunitária – Comunidade e Ater Comunitária e Sustentabilidade: desenvolvimento sustentável, gênero, juventude e etnias.

Continuidade

Dando prosseguimento à primeira fase do curso iniciada dia 5 de novembro último, os agentes terão contato com abordagens convivência com o semiárido; cotidiano da ação extensionista; agroecologia; gênero e geração; abordagens às famílias; apresentação do plano de trabalho; metas globais e individuais; mobilização/socialização; seleção de famílias rurais; cadastro comunitário; diagnóstico e indicadores; projeto produtivo; exercício prático; identificação de unidades de referência; inovação; comunicação para o desenvolvimento; comunidades do conhecimento; e outros assuntos relevantes