Ematerce reúne técnicos para discutir ações do NIT

21 de novembro de 2018 - 10:25 # # #

Ascom | | Edilmo Gurgel - edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência e Extensão Rural do Ceará- Ematerce reuniu dois técnicos de cada regional da empresa, envolvidos no Núcleo de Irradiação Tecnológica – NIT ,com o objetivo de discutirem o aproveitamento da próxima quadra invernosa (2019) para a conclusão e implementação das unidades didáticas, nos 184 municípios do estado.

Constam também das ações do NIT a elaboração de planos de ações comunitárias envolvendo os agricultores e visando dar autonomias sócio e econômica às comunidades, objetivando solucionar os problemas existentes nas comunidades.

Participaram da reunião, além do Diretor Administrativo e Financeiro da Ematerce, Inácio Mariano, o gerente de apoio técnico, Cláudio Matoso, do coordenador estadual do NIT, Nizomar Falcao e assessores estaduais do Programa.

Compõem as unidades didáticas, fruteiras Spondias ( cajá, cajarana, umbu e seriguela), Anonáceas ( graviola, ata, atemoia e araticum) , forrageiras e unidades de conservação de solo e água ( barragem subterrânea, cordões de contornos e de pedras, paliçadas e adequação de caminhos de serviços). Técnicos e agricultores envolvidos no NIT receberão também , cursos de capacitação técnica em piscicultura, cooperativismo, metodologias em extensão rural e em outros assuntos .

O programa Núcleo de Irradiação Tecnológica – NIT, coordenado e executado pela Ematerce , recebe recursos financeiros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA no montante previsto de R$ 880.000,00, para o período de dois anos. O convênio celebrado entre a Ematerce e o MAPA preveem o atendimento de 180 médios produtores e 2.500 agricultores familiares.

 

Fotos:Nizomar Falcão