Ematerce destaca ações de 2018

22 de novembro de 2018 - 10:21 # #

Ascom Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), no decorrer de 2018, vem executando uma série de ações extensionistas no campo. Orienta e assiste os agricultores, com ênfase nos denominados agricultores familiares, o que lhes proporciona melhorias em suas condições de vida e de suas famílias.

Como órgão estadual público, assistiu, em 2018, um público-alvo, composto por 141 mil agricultores (orientados) e 48.400 (assistidos), sem repetição, com o objetivo de produzir alimentos de qualidade, porém com a preservação do meio ambiente, contribuindo para o aumento da produção e da produtividade das lavouras, da pecuária e da renda líquida dos agropecuaristas.

Importante destacar que o foco das ações extensionistas é na Agricultura Familiar, com a implementação das Políticas Públicas Federal e Estadual e Municipal. A empresa executa, ainda, programas e projetos agropecuários, a exemplo da Cajucultura, Bovinocultura de Leite, Ovinocaprinocultura, Hora de Plantar, o Plantio de Culturas de Sequeiro e Irrigadas, Palma Forrageira, Hortifruticultura, Apicultura, Criação de Aves, Crédito Rural Orientado.

Ações

Mas, as ações extensionistas não se resumem às supracitadas. Vejamos outras ações, como o Projeto Mandala, a Convivência com o Semiárido, Vacinação contra Febre Aftosa, Cotonicultura, Mandiocultura, Milho Híbrido, Mecanização Agrícola, Pequena Irrigação, Exposições e Feiras Agropecuárias, Agroindústria, Agente Rural, e outros de cunho social, visando proporcionar melhores condições de vida aos agricultores familiares, para fixá-los em seus empreendimentos agropecuários.

A Ematerce está presente, nos 184 municípios do Ceará, mediante a atuação de 18 escritórios regionais, 71 locais e 108 postos avançados, 3 centros de treinamento: o Cetrex em (Capuan-Caucaia); a Fazenda Normal, em (Uruquê-Quixeramobim), e o Centremi em (Milagres). Em Fortaleza, funciona o Centro Gerencial (Escritório Estadual), onde ficam a Diretoria Executiva, as Gerências de Programas e Projetos e de Apoio Técnico, com suas Assessorias, as Unidades de Apoio Administrativo e a Comunicação e Ouvidoria.