Ematerce desenvolve ações extensionistas, no campo, com foco na Agricultura Familiar

26 de novembro de 2018 - 10:03 # # #

Ascom / - Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

A Ematerce, dentre os princípios que regem o novo modelo de assistência técnica e extensão rural, tem o foco: na Agricultura Familiar; na busca permanente para a obtenção de resultados consistentes;na visão do Agronegócio, na interiorização das decisões; no estabelecimento de parcerias; e na capacitação dos servidores e agricultores, com vistas à promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Atividades

Sob a responsabilidade da Ematerce, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará SDA), a ação extensionista abrange atividades do setor agropecuário e social. Destaque-se também a sua participação em projetos de construções rurais, tais como: açudes, cacimbões, poços profundos, cisternas, currais, bretes, estábulos, casas de farinha, minipostos agrícolas, cercas e muitas outras obras de infraestrutura no meio rural.

Em se tratando de tecnologias alimentares e práticas sanitárias, os extensionistas orientam os agricultores e suas famílias para o aproveitamento e a conservação de frutas tropicais, hortaliças, carnes, leite, mel, além de lhes ensinar a fabricação de condimentos, bebidas de frutas tropicais e diversas iguarias. Na parte sanitária, as atividades dizem respeito à higiene do lar, à vacinação contra várias doenças infectocontagiosas em bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, muares, suínos e aves domésticas.

A Ematerce presta assistência técnica ainda aos produtores em áreas de assentamentos, levando aos beneficiários assistência técnica agropecuária e gerencial, necessária ao desenvolvimento sustentável das atividades agropastoris.

A respeito da atuação da Ematerce, o presidente Antonio Rodrigues de Amorim, enfatiza que o foco da empresa, na Agricultura Familiar, deve-se ao fato de ser responsável por 67% da produção nacional de grãos; 84% da mandioca; 31% do arroz; 52% do leite; 59% de suínos; 49% do milho; 40% de aves e ovos; 25% do café; 32% da soja e 97% do fumo.