Ematerce participa de Semana Nacional do Extensionista em Brasília

3 de dezembro de 2018 - 17:03 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

A Abertura da Semana Nacional do Extensionista 2018 aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), no Auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. O objetivo é celebrar os 70 anos da Extensão Rural no Brasil, o Dia Nacional do Extensionista Rural e ampliar o debate sobre os desafios do setor no contexto atual.

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) promove a Semana Nacional do Extensionista 2018. O objetivo é celebrar os 70 anos da Extensão Rural no Brasil e o Dia do Extensionista Rural, cuja data nacional é 06 de dezembro, e ampliar o debate sobre os desafios do setor no contexto atual.

A abertura da programação aconteceu com a realização do Seminário “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”, que reunirá representantes de todas as instituições que compõem a Rede Nacional de Ater, e autoridades convidadas. O foco das explanações será mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da ANATER na reestruturação da assistência técnica e extensão rural no Brasil e na promoção do desenvolvimento rural sustentável.

A programação também prevê o Curso de Formação de Gestores de ATER. O coordenador operacional do Projeto Dom Hélder no Ceará, engenheiro agrônomo Marcondes Oliveira da Silva, foi homenageado com a medalha Mérito de ATER, conferida pelo presidente da Anater Valmisoney Moreira Jardim.

Também participam da agenda, os diretores da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará), Antônio Amorim e o Itamar Lemos, presidente e diretor técnico respectivamente e o gestor de Informática  Odair José Facundo Oliveira.O diretor técnico da Anater, José Maria Pimenta também marcou presença na solenidade.

Programação Seminário

Local: Auditório Nereu Ramos – Anexo II da Câmara dos Deputados
09 h: Solenidade de Abertura
Presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER
10h às 12h – Painel I: “Construindo uma Ater Comunitária”
Palestrantes:
Fabrício Sena: “Visão de uma Nova Ater – SGA”
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER

Luiz Ademir Hessmann: “Ater Governamental – Situação Atual e Tendências”
Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural – ASBRAER e da EPAGRI/SC
Fredson Ferreira Chaves: “Importância da Integração Ater Pesquisa no Desenvolvimento Comunitário”
Embrapa Milho e Sorgo
Alisson Zarnott – Papel da extensão no Desenvolvimento Comunitário
Universidade Federal de Santa Maria – Alysson Paolinelli: “Projeto Biomas Tropicais”
Presidente do Instituto Fórum do Futuro

13h30 – Sessão de Lançamento
– Lançamento do Aplicativo SGA;
– Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a ANATER e a UNICAMP;
– Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a ANATER e o Instituto Fórum do Futuro.
14h às 17h30 – Painel II: “Desafios da Extensão Rural no Contexto Atual”

Palestrantes:
Valmisoney Moreira Jardim