Seminário de Sensibilização dos Produtores de Algodão acontece em Senador Pompeu

3 de dezembro de 2018 - 14:50 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Técnicos da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará) estiveram reunidos, nesta segunda-feira (3), no Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Senador Pompeu (Sinrural), para a realização do Seminário de Sensibilização dos Produtores de Algodão do município de Senador Pompeu.

O evento contou com a participação do Dr. Josiel Barreto e da Dra. Maria Elizabeth, respectivamente, presidente e vice-presidente do Sinrural, Eduardo Queiroz do Sistema FAEC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará) / SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Valdir José da Ematerce, Wollace Amâncio, Secretário de Agricultura de Senador Pompeu, do Yussef Feitosa, fiscal agropecuário da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) e cerca de 30 participantes, entre produtores e técnicos.

A discussão em torno do incremento e retomada da produção da algodão, tem sito uma das principais pautas da Ematerce junto aos principais representantes dessa cadeia produtiva no estado.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), investirá R$ 1,8 milhão no Programa de Modernização da Cultura do Algodão. A introdução de novas tecnologias, objetivando a geração de emprego e renda no meio rural, é a base do projeto.

O Programa será executado pela Seapa, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e Embrapa. O documento estabelece critérios e estratégias de ações diferenciadas para a seleção e inclusão dos municípios produtores de algodão entre os anos de 2018 e 2022. Para este ano o Governo do Ceará irá aportar o montante em uma experiência piloto com assistência técnica exclusiva e intensiva. Serão atendidos produtores de Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, municípios do Sertão Central que estão envolvidos na Fase I do Programa.