Tauá: o cultivo de hortaliças e criação de tilápias aumentam renda familiar

3 de dezembro de 2018 - 14:01 # # #

Ascom / Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

O produtor rural Gildo Marcelino de Oliveira, da comunidade Junco, assistido pela Ematerce, escritório de Tauá-CE, vem fazendo o reúso da água dos tanques de peixe, como fertilizante, para irrigação de hortaliças e legumes, conseguindo assim produtos de qualidade. O amontanhamento da Ematerce é prestado pelo técnico em agropecuária Valmisson de Oliveira Lima, cujo projeto de piscicultura foi implantado há 12 meses.

Na propriedade do agricultor Gildo Marcelino são exploradas, também, hortaliças e verduras, como alface, cebolinha e coentro, além dos legumes milho e feijão. Quanto à produção está em torno de 1.200 quilos de hortaliças, por mês, vendida para os programas governamentais (PAA) Programa de Aquisição de Alimentos e (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar. Parte da produção é vendida ao comércio local e, no box da família, no mercado público municipal.

Ressaltou, ainda, o técnico da Ematerce que a produção de hortaliças foi principal fonte de renda da unidade familiar. Mas, com a criação de tilápias, a renda da família tende a melhorar bastante, visto ser mais uma atividade que vem somar, como renda, para a melhoria das condições de vida da família. Em seguida, enfatizou que um fator importante é o reúso da água dos tanques, para a irrigação dos canteiros das hortas, pois cada litro de água tem a sua importância, devido à sua escassez. Leve-se em consideração que também a água dos tanques de peixe é riquíssima em matéria orgânica, servindo de excelente adubo natural para as hortaliças.

Informou, outrossim, que, no tocante à assistência técnica e extensão rural ao produtor Gildo Marcelino, a Ematerce tem papel fundamental, na implantação da Piscicultura, visto o presidente Antonio Rodrigues, Amorim além de ser presidente da citada empresa é também produtor de hortaliças e piscicultor, tornando-se, assim, o maior incentivador da Piscicultura, mediante a cessão das formas, para a construção dos tanques. Em se tratando dos escritórios regional e local de Tauá, é feito o acompanhamento, semanalmente, ao produtor, com a equipe de técnicos, veterinários, agrônomos e zootecnistas, a fim de serem tiradas dúvidas do produtor, levando informações e trocando experiências, uma vez acreditando na potencialidade do agricultor familiar.