Anater comemora, em Brasília, os 70 anos de criação da Extensão Rural do Brasil

5 de dezembro de 2018 - 09:58 # # #

Ascom / Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Na quinta-feira, dirigentes e extensionistas rurais, de 27 Estados do Brasil, com orgulho, lembram o dia 6 de dezembro, que se tornou a data nacional, consagrada ao Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil e, consequentemente, o Dia Nacional do Extensionista Rural, após entrar em vigência o Projeto de Lei 2191/2007 do Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG). A efeméride faz retroceder-se à segunda metade da década de 40, quando foi criado, nesse mesmo dia, em 1948, no Estado de Minas Gerais, essa modalidade de serviço público gratuito, prestado aos produtores rurais.

São, portanto, passados 70 anos de sua fundação. Na foto, (E) para (D), Itamar Lemos (diretor técnico); Antonio Rodrigues de Amorim (presidente); Marcondes Oliveira (assessor estadual); Odair Oliveira (núcleo de Informática); e José Maria Pimenta (diretor da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em Brasília-DF, e ex-presidente da Ematerce. A foto, abaixo, registra a participação, na capital federal, da Semana da Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileira, pelo transcurso do Dia Nacional da Ater e do Extensionista.

Para o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, a data representa um marco para os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), vez que, em 6 de dezembro de 1948, ou seja, há 70 anos, inaugurou-se, em Minas Gerais, o primeiro serviço de Ater com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR-MG). Ressalte-se que, com o passar dos anos, a Extensão Rural Brasileira consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia (o Agropecuário), por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e sua familia e para a preservação do Meio Ambiente.

Neste ano, os 70 anos da Extensão Rural do Brasil, estão sendo comemorados, em Brasília-DF, pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com apoio da Asbraer (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural) com várias atividades, inclusive palestras, sobre a importância de sua atuação junto aos agricultores, em todo o território brasileiro, sobretudo os de base familiar.

Para dirigentes e extensionistas de todo o Brasil, o Dia da Extensão Rural, em nosso país, é um momento ímpar, que não deve ser, apenas, de lembranças e de elogios aos que se dedicaram e ainda executam esse trabalho no meio rural. Deve ser – isso sim – uma oportunidade para reflexão a respeito do que a Assistência Técnica e Extensão Rural fez e continua a fazer, de produtivo e construtivo, em benefício das famílias rurais, mediante a troca de saberes entre técnicos e produtores rurais, para a melhoria das condições de vida de quem cultiva a terra e dela tira o sustento para milhões de famílias, residentes nos municípios e nas capitais do Brasil.

Destaque-se que, no Brasil, o Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural está presente, com mais de 4.500 escritórios, dentre regionais e locais, com uma força de trabalho, constituída por mais de 20 extensionistas, dentre Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Economistas, Sociólogos, Comunicadores Sociais, Assistentes Sociais, Engenheiros Civis, Engenheiros de Pesca, Nutricionistas, Bibliotecários, Técnicos em Agropecuária, de nível médio, e administrativos.

No Ceará, iniciou-se somente, no dia 16 de fevereiro de 1954, ou seja, há 64 anos, com a denominação de Ancar (Associação de Crédito e Assistência Rural). Com o passar dos anos, a Extensão Rural Cearense consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para a preservação do Meio Ambiente. No Estado do Ceará, mais de 140 mil produtores rurais recebem, sem repetição, assistência técnica e extensão rural.