Avaliação Ematerce 2018 reúne secretário, diretores e gerentes no Cetrex

20 de dezembro de 2018 - 12:26 # # #

span>Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, de 18 gerentes das regionais no interior e diretores do Centro Gerencial da Ematerce, técnicos e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) foi encerrado, nesta quinta-feira (20), o Seminário de Avaliação Ematerce 2018, no Cetrex (Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural)

Num grande encontro de lideranças em assistência técnica e extensão rural em todo o estado do Ceará, a diretoria da Ematerce reuniu técnicos e gerentes para um balanço do ano de 2018. Além de números, registros e tabelas, o encontro foi marcado por propostas de desafios para 2019, com a chegada de novos concursados para o quadro da Ematerce para os próximos exercícios administrativo-financeiro.

O encontro contou com a presença do delegado da Secretaria Especial da Agricltura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) Rosilônio Magalhães, da diretora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) Sonia Maria Pinheiro de Oliveira, que junto com o secretário De Assis compõem do Conselho Gestor do Desenvolvimento Agrário. O presidente da Associação dos Servidores da Ematerce (Assema) Sabino Alano também esteve presente no seminário.

Na abertura da solenidade, o secretário De Assis Diniz enfatizou a necessidade de focar a agricultura familiar como um negócio e não apenas como assistência social. “É muito importante entender as cadeias produtivas como uma grande capacidade econômica para o Ceará, identificar as potencialidades das agroindústrias, da comercialização, fechando ciclo que precisa ter um novo olhar e um novo tratamento por parte dos gestores”, definiu o secretário.

Na ocasião, o secretário anunciou que no início de 2019 serão entregues os tratores para as comunidades selecionadas e os implementos agrícolas a partir de 27 de janeiro com o fim do prazo de restrição eleitoral.

De Assis ainda lembrou da necessidade de criação de uma política de formação, sobretudo na extensão rural, que promova estudos, diagnósticos e diálogos com os agentes que atuam diretamente com o produtor rural.

Nesta última semana, o governador Camilo Santana apresentou na Assembleia Legislativa o pacote de reforma administrativa, que poderá trazer mudanças para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e suas vinculadas. No orçamento para 2019, o secretário confirmou recursos do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza) com R$123 milhões e do contrato com a UGP (Unidade de Gerenciamento de Projeto) São José IV, valores ainda em negociação.

Capacidade

Na sua apresentação para o Conselho Gestor, o presidente Antônio Amorim abordou os principais resultados da empresa no ano de 2018 com dados sobre o período 2015-2018 da sua gestão. No extenso trabalho desenvolvido pelos técnicos, agentes rurais e gerentes locais e regionais, Amorim fez questão de enfatizar o incremento da Mandiocultura em várias regiões do estado, do empreendimento à comercialização.

O Projeto São José foi outro ponto de destaque, onde Amorim ressaltou que a partir de 2019 a Ematerce passa a ser coordenadora da assistência técnica do projeto. Emocionado, o presidente agradeceu a todos que tornaram essa realidade possível, a partir da elaboração de termos e laudos de fiscalização, consultas e licitações.

“Quero agradecer muito a algumas pessoas como o Walmir Severo, ex-diretor da Ematerce, Itamar Lemos pelo empenho, apoio e profissionalismo, o Inácio que fez um trabalho importante dando suporte financeiro e administrativo, o Nizomar Falcão pelos projetos de irrigação, o NIT e o Leitão. Tenho certeza de que a empresa poderá trabalhar mais e ainda melhor com a chegada dos novos profissionais e que nos últimos tempos, mesmo com todas as dificuldades, a empresa mostrou um resultado incrível”, enfatizou Amorim.

A capacidade de realização da Ematerce, de acordo com o presidente, precisa ser cada vez mais aperfeiçoada e apresentada à sociedade. Como um ponto a ser melhorado está, justamente, a melhoria do acesso ao sistema, que hoje 80% do tempo é ocupado com o procedimentos ligados à DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Viabilidade

Além da realização do concurso, que vai criar condições para um melhor atendimento dos agentes ao agricultor familiar, ações administrativas foram decisivas para o desempenho de gestão da Ematerce como a ação que tornou a empresa capaz de realizar convênios, pois até o momento todo o recurso era bloqueado pela Justiça do Trabalho, a regulamentação dos agentes rurais pelo Fecop, possibilitando mais agilidade na contratação e pagamento dos profissionais, além do marco do Planejamento Estratégico, que definiu as diretrizes e o plano de ação da empresa, garantindo sustentação para o desenvolvimento das atividades gerenciais e administrativas.

Os dados completos da apresentação com o Balanço 2018 estarão disponíveis em breve no site e nos emails institucionais dos gerentes e colaboradores.

Fotos: Aécio Santiago