EXAL: empresa faz parceria para cultivo experimental de soja no Ceará

9 de janeiro de 2019 - 15:14 # # #

Ascom / Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Francisco Edilmo Gomes Gurgel - edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Os sócios-gerentes da empresa Exploração Agrícola Ltda (EXAL), Fracisco Lucas Vilanova e Francisco Fontenele, reuniram-se, na manhã de quarta-feira (9/01/19), na sala da Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), com o presidente e o diretor técnico da Ematerce, respectivamente Antonio Rodrigues de Amorim e Itamar Lemos Marques, e assessores estaduais, na presença, também, de representantes da SDA e da Sohidra-CE, José Wanderley Augusto Guimarães.

A reunião teve como principal objetivo a prestação de informações técnicas a respeito da implantação, no Estado do Ceará, precisamente, nos municípios de Parambu/Cococi e de Marco, do cultivo, em sequeiro e direto, de Soja, variedades BR 278/279, que a EXAL pretende arrendar,  de dois mil hectares, em Cococi, e 10 mil hectares na região do Marco.

Na ocasião, os sócios-gerentes da EXAL falaram, sobre a viabilidade do plantio de Soja, inicialmente, como experiência, em Unidades de Observação, para testar o comportamento das variedades de soja. Depois, serão realizadas visitas técnicas e, se o cultivo apresentar resultados satisfatórios, haverá difusão do plantio da cultura para pequenos, médios e grandes produtores rurais. Ressalte-se que a iniciativa da implantação de soja, no semiárido das mencionadas localidades, foi bem recebida pelos participantes da reunião.