Ematerce debate implantação de culturas agrícolas nos Nit´s

17 de janeiro de 2019 - 15:09 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Com o objetivo de discutir as ações e os resultados dos Núcleos de Irradiação Tecnológicas (Nit´s) implantados nas comunidades rurais atendias pela Ematerce, a diretoria da empresa reuniu-se na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da entidade, junto com 18 técnicos coordenadores dos núcleos administrativos do Ceará. Outro objetivo do encontro é debater a implantação dos núcleos, visando a aproximação da próxima estação chuvosa.

Além do diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos e administrativo e financeiro Inácio Costa, participaram o assessor de metodologia José Roberto Vieira e Cláudio Matoso da Gerência de Apoio Técnico (Geat).

O Nit é uma estratégia de articulação e integração das ações de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) com o protagonismo dos agricultores e apoio das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida do público assistido pela Ater.

O projeto de instalação e condução dos Nit´s foi operacionalizado pelo convênio 840.019/2016, firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa e Ematerce. O Nit tem como objetivos mostrar a eficiência das tecnologias agropecuárias, sociais, gerenciais e organizacionais como apoio ao desenvolvimento rural sustentável; constituir vitrine de tecnologias para modificação de atitudes e comportamentos, com vistas ao empoderamento e emancipação dos agricultores; estruturar laboratórios para aperfeiçoamento de atividade dos agricultores e capacitação de extensionistas e fortalecer a imagem da Ater.

Didática

Com a finalidade de acelerar o processo educativo da Ater, a programação dos Nit´s está apoiando a implantação de unidades técnico-didáticas de tecnologias adequadas ao semiárido. Tais unidades serão utilizadas para observação, sensibilização , discussão e capacitação de extensionistas e agricultores com base nos resultados físicos e econômicos apresentados pelas referidas tecnologias.

Inicialmente, a programação dos Nit´s está trabalhando com as seguintes Unidades Técnico-didáticas:

Unidade de Spondias (cajá, cajá umbu, siriguela, e/ou umbu)

Unidade de Anonáceas (graviola, ata e atemoia)

Capineira, áreas das mesmas condições das spondias e poderão ser utilizados os kit´s do PIMP

Unidade de Conservação de solo