Previsão de chuva dentro da média, diz Funceme

18 de janeiro de 2019 - 22:01 # # #

Ascom / Aécio Santiago

Chuvas dentro da média em 40% das probabilidades é a previsão da Funceme para o próximo inverno. , A previsão chega a ser otimista para alguns setores da agricultura familiar, mas ainda preocupa muito pela baixa capacidade dos reservatórios cearenses, 10,5% do total atualmente. A divulgação do prognóstico aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no Palácio da Abolição.

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, os agricultores já vêm conseguindo produzir apesar da escassez hídrica e a questão agora são saber aproveitar as primeiras chuvas de janeiro para o plantio e os mananciais existentes para armazenamento.

No setor agrícola, a previsão para estação chuvosa ser de 40% de precipitações dentro da média chega a ser um certo conforto. Isso, porque segundo técnicos, o volume repercute bem principalmente para produtores com criatórios de animais de pequeno e médio porte. “O que precisamos observar daqui pra frente é se teremos uma chuva mais regular até o final de março ou se teremos chuvas espaçadas como ocorreu no inverno passado, o que dificulta um pouco para agricultura de sequeiro (milho e feijão)”, destacou Antônio Amorim, presidente da Ematerce.

A apresentação do prognostico foi feita pelo presidente da Funceme Eduardo Martins com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, os secretários Élcio Batista da Casa Civil e Francisco Teixeira de Recursos Hídricos, Nelson Martins de Articulação Política e Artur Bruno do Meio Ambiente.

Na área urbana, segundo os estudos apresentados pelo presidente da Funceme, como maior efetivação no atendimento a vazamentos e maior controle e contenção da gestão de alguns reservatórios, o Ceará é um dos poucos estados no Nordeste que não precisou fazer racionamento de água.

O prognóstico da Funceme é válido para os meses de fevereiro, março e abril deste ano. Os meses são os três primeiros e os mais importantes da quadra chuvosa, que termina em maio. A previsão é de chuvas 30% abaixo do normal, 40% em torno da média histórica e 30% acima do normal.

Consciência

Apesar da não contingência de água, a palavra de ordem entre os gestores é educação e consciência do bom uso dos recursos hídricos. Na agricultura, a Ematerce junto com a SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) vem desempenhando papel importante no trato e manejo do solo e da água.

Aliado ao uso de novos tratores pelo Projeto São José, que permite melhor aproveitamento do solo e sua capacidade de armazenamento de água, produtores vem se utilizando de maneira mais proveitosa de poços subterrâneos, cacimbões, pequenos olhos d´água e planejando mais racionalmente a atividade agrícola, com capacidade de prever de três a quatro meses de produção.

fotos: Aécio Santiago