Sementes do Hora de Plantar são distribuídas em Tauá

29 de janeiro de 2019 - 11:44 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Cerca de quatro mil agricultores do município de Tauá receberam na última quinta-feira (24) as sementes do programa Hora de Plantar. A solenidade de entrega foi comandada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, pelo presidente da Ematerce Antônio Amorim e pelo prefeito Fred Rêgo e aconteceu no armazém da Conab, na sede do município do Sertões dos Inhamuns, em frente à Igreja de São José.

“Hoje, quatro mil agricultores familiares estão recebendo sementes de alto valor agregado com uma taxa de germinação de 95%. É um investimento de mais de R$ 437 mil e nós, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, estamos fazendo com que os agricultores possam permanecer no campo com cidadania e dignidade e tenham condições de produzir”, enfatizou o secretario De Assis Diniz.

Além das 87 toneladas de sementes de feijão caupi, milho híbrido e variedade e sorgo forrageiro, o programa subsidia a entrega de 97.500 raquetes de palma forrageira e 60 metros cúbicos de maniva de mandioca. “Essa parceria, entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Tauá, é muito importante. É importante a seleção dessas sementes, é importante que elas cheguem na hora certa, para que o homem do campo tenham um incentivo e que, após o período das chuvas, a produção possa crescer gerando riquezas para as famílias e para o município”, agradeceu o prefeito Fred Rego.

“Para além do Hora de Plantar, temos o compromisso de fazermos, aqui em Tauá, o diálogo com o abatedouro e o frigorífico: desenvolvendo ações integradas e fortalecendo, a partir dos projetos São José e do Paulo Freire, ações que dialoguem com a vida do homem e da mulher do campo”, completa De Assis.

São José

Devota do santo padroeiro de todos os cearenses, a católica Maria Irandir Fernandes, de 56 anos, mais conhecida por “Dira”, revela que neste ano ainda não deu tempo de fazer as suas orações para que a chuva chegue e traga junto a ele um bom inverno para todos os agricultores dos Inhamuns. “Eu me sinto muito feliz em receber as sementes (de milho e sorgo), porque senão fosse esse programa, nós íamos ter que comprar, né?!”, comenta.

“As terra ainda não foram cortadas porque ainda não teve chuva, né?!”. Mas arrisca uma oração que ela mesma criou para que o padroiero doa agricultores cearenses atenda o pedido de todo ano: “Ah, meu São José, proteja todos nós, bote chuva para nós agricultores pra gente poder plantar e colher uma boa safra”, conclui.

Fonte: Ascom SDA