Ematerce Zona Norte intensifica orientação a produtores sobre ensilagem e vermifugação

30 de janeiro de 2019 - 10:45 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago

Com o objetivo de aprimorar práticas de ensilagem e combate às pragas nas criações bovino e caprino, a Ematerce escritório de Frecheirinha, região Norte do estado, vem criando alternativas para difundir melhor as informações para os produtores rurais. Além do Dia de Campo realizado final de 2018, também foi distribuído folder informativo sobre as melhores práticas no setor.

Esse informativo foi criado por volta do mês de maio/2018 após ser observados nas comunidades atendidas (Roça Velha, Oiticica, Siriema, Pedra D’Água, Coité e Palmeiras) pelo escritório de Frecheirinha, diversos casos de anemia em ovinos, caprinos e também em bovinos, sendo que alguns deles estavam ocasionando a morte dos animais.

Tendo em vista estes fatos, foi iniciado um trabalho de conscientização e informação, procurando assim levar o produtor a entender a necessidade de vermifugar seus animais de forma estratégica, e o uso do método famacha foi uma ferramenta apresentada aos produtores como uma maneira do mesmo diminuir a resistência provocada pela utilização indiscriminada de vermífugos e ainda reduzir custos com o produto utilizado, além de agilizar o manejo.

Divulgação

O processo de divulgação e aplicação da técnica é feito pelo técnico Francisco Caio Vasconcelos com a ajuda dos produtores rurais. Mesmo com todo o esforço nem todos os produtores aplicam a técnica como recomendado e alguns são incrédulos e demonstram resistência em aderir a novas tecnologias. Com tudo isso, cerca de 30 produtores já utilizam esse método e mais de 300 animais foram vermifugados, a maioria caprinos.

Os folders distribuídos e as informações sobre o tema foram repassados aos produtores nas reuniões ocorridas nas comunidades e também em eventos realizados e que teve a participação da Ematerce, sempre procurando estimular o produtor a introduzir técnicas em suas atividades produtivas que visam fortalecer, melhorar a viabilidade econômica e desenvolver a atividade produtiva.

É possível visualizar que a utilização da vermifugação estratégica diminuiu casos de anemia e fez com que os animais chegassem ao peso de abate de maneira mais rápida.

Ensilagem

Em agosto/2018, o técnico da Ematerce Caio Vasconcelos foi um dos palestrantes do Dia de Campo realizado pela Ematerce na ExpoNorte de Sobral, cujo tema era alimentação estratégica para ruminantes. Foi apresentado o processo de fenação e de ensilagem, e a partir daí resolveu-se criar o informativo para melhorar o entendimento dos participantes no evento.

Como estava no segundo semestre do ano onde predomina um período de escassez de chuvas e os produtores de Frecheirinha realizam a produção animal sem o uso de sistemas de irrigação para produção de alimento, decidiu-se que no início do ano seria realizado um trabalho voltado para a produção de silagem, para que os produtores consigam ter disponibilidade de alimento para os animais no segundo semestre do ano.

Dessa forma, iniciou-se uma articulação para o cultivo de sorgo em algumas propriedades de produtores interessados para assim realizamos o processo de ensilagem.

O objetivo do uso desse alimento na dieta das vacas é propiciar um acréscimo na produção leiteira, além de reduzir os custos no processo produtivo.

Etapas do processo

Colheita (corte): Deve ser feita no ponto ótimo de máxima produção e valor nutritivo, o que é variável de acordo com a forrageira utilizada;

➢ Picagem: É o ato de triturar (1–2cm) a forragem no intuito de propiciar uma compactação adequada para uma eficiente fermentação;

➢ Enchimento do silo: Colocar o material no tipo de silo escolhido;

➢ Enriquecimento do material: É interessante colocar no momento do enchimento do silo produtos que irão melhorar a qualidade do produto final e também a durabilidade e ainda auxiliar no processo de fermentação (Melaço, ureia, SiloBac, etc…);

➢ Compactação e vedação: Esse é um momento crucial que irá determinar a qualidade da silagem, pois será retirado todo o ar presente favorecendo assim a fermentação anaeróbica;

➢ Abertura e fornecimento aos animais: Deve ser respeitado um período mínimo de 30 dias e uma fatia de pelo menos 15cm/dia

O que é ensilagem?

É o processo pelo qual a forrageira é submetida para que seja conservada. Este processo envolve o corte da planta no campo, a picagem e a compactação desta no silo.

No processo de ENSILAGEM, a planta é transformada em silagem pela ação fermentativa de bactérias, dentro do SILO (Tipos: Superfície, Cincho, Trincheira). Já a SILAGEM é o alimento conservado, usado na alimentação dos animais.

Quais os benefícios desse processo?

A ensilagem é processo que tem a capacidade de produzir alimento de boa qualidade e de baixo custo para alimentar o rebanho, melhorando dessa forma a viabilidade econômica do sistema produtivo. Tal alimento será utilizado para suplementar o rebanho durante a época em que a disponibilidade de forragem é baixa.

Manejo Geral de Ruminantes

Orientações sobre aplicação

A vermifugação deve ser feita com os animais em jejum (Inicio da manhã);

✓ Os animais devem permanecer no curral durante todo o dia, se alimentando no concho, para que as fezes não contaminem os pastos e quebre o ciclo de crescimento dos vermes;

✓ Utilizar um vermífugo de amplo espectro, tais como Ivermectina, Albendazol ou similares;

✓ A dose aplicada deve ser feita de acordo com a espécie e peso do animal (Observar as Informações do fabricante

O que é vermifugação estratégica?

Esta prática de controle é baseada na prevenção de novas infestações de pastagens e apresenta resultados a médio e longo prazo. Tem como principal característica, a utilização racional de vermífugos e manutenção de cargas parasitárias compatíveis com a produção animal, apresentando, com isso, o melhor custo benefício, dentre as formas de tratamento.

Quais os benefícios dessa prática?

A aplicação de vermífugos se constitui na principal arma de combate aos helmintos. O impacto econômico destas parasitoses sobre os rebanhos, têm levado a indústria de saúde animal às exaustivas pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas antiparasitárias. Avanços significativos neste setor têm colocado à disposição da pecuária, modernos endectocidas, que se caracterizam pelo amplo espectro de ação (atuam em parasitas internos e externos), liberação programada e ação prolongada no organismo animal.