Ematerce faz entrega de 830 equipamentos de informática a escritórios

11 de fevereiro de 2019 - 12:35 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

A Secretaria do Desenvolvimento (SDA) e a Ematerce realizaram, na manhã desta segunda-feira (11), entrega de 830 equipamentos de informática, que serão usados no Centro Gerencial e escritórios regionais da Ematerce. A solenidade aconteceu no auditório da secretaria.

Em parceria firmada com a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e a Ematerce realizaram a entrega de 830 equipamentos de informática, que serão instalados nos escritórios regionais, escritórios locais, postos avançados e centros de treinamento da entidade no interior do estado e ainda no Centro Gerencial, em Fortaleza.

A parceria abrange recursos que passam da ordem dos R$ 19,5 milhões em Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) com meta de execução até 2020, beneficiando diretamente 5.641 famílias em 85 municípios cearenses. A solenidade contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, do secretário executivo José Leite, do presidente e diretores técnico e administrativo da Ematerce, respectivamente, Antônio Amorim, Itamar Lemos, e Inácio Mariano, de prefeitos, secretários de agricultura, técnicos e gerentes locais e regionais da Ematerce.

A entrega simbólica dos equipamentos foi realizada para os gerentes regional de Baixo Jaguaribe Benício Diógenses (foto acima, ao centro) e o gerente regional do Maciço de Baturité Olegário Guedes.

Entre os equipamentos entregues estão desktops (350), notebooks (100), projetores (10) e estabilizadores (370), no valor total de investimentos de R$2.080 milhões ao amparo do Fecop (Fundo Estadual de Amparo à Pobreza, recursos de contrapartida do Governo do Estado à execução do Projeto Dom Hélder Câmara pela Ematerce.

A entrega simbólica dos equipamentos foi realizada para todos os gerentes regionais da Ematerce, dos centros de treinamento e centro gerencial.

Desafios

Destacando a importância do trabalho da diretoria administrativa financeira e do setor de Informática da Ematerce para o fechamento dessa parceria e obtenção dos recursos, o presidente Antônio Amorim também frisou a necessidade de aperfeiçoar o trabalho com novas tecnologias e melhorar a atuação no campo pelos técnicos.

O presidente enfatizou o balanço do primeiro encontro com representantes da Secretaria de Agricultura e Cooperativismo, em Brasília, na última semana e salientou o que poderá ser um grande problema para as emateres nos próximos anos com a nova atribuição que está sendo articulada pela secretaria, a de transferir para empresas de assistência técnica o papel de encaminhar os pedidos de aposentadoria rural.

“Não conseguimos atualmente nem dar conta da nossa tarefa de assistência técnica e extensão rural; imagine desempenhar essa nova tarefa de referendar as solicitações de pedidos de aposentadoria rural, que até então era feita por sindicatos e associações. Esse é um desafio muito sério que vamos ter de enfrentar”, explicou Amorim.

Inventário e concurso

Segundo o secretário De Assis Diniz, a SDA vai fortalecer cada vez mais o diálogo com as entidades e movimentos sociais e de agricultores e a Ematerce tem um papel muito importante nesse trabalho, de agregar valor a essa ação estratégica da secretaria, de promover qualidade na produção no campo.

O secretário também informou que já está sendo criado um comitê gestor, coordenado pelo secretário executivo José Leite, por intermédio do escritório de projetos. Entre seus objetivos está o de realizar inventário de todos os tratores que foram entregues pelo governo do estado sob a coordenação da SDA, ao amparo do Projeto São José desde seus primórdios. Isso representa cerca de 1.640 entregues as associações e cooperativas em todo o estado.

De Assis anunciou o calendário para homologação da prova de títulos dos técnicos de nível superior referente à ultima etapa do Concurso da Ematerce. A homologação final dos classificados está prevista para acontecer próximo dia 30 de abril.

fotos: André Gurjão e Edilmo Gurgel