Ematerce orienta o cultivo da cebola em Mauriti

11 de fevereiro de 2019 - 11:24 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Iniciou-se nessa semana, a colheita da cebola no Sitio Canabravinha, distrito de Palestina, no município de Mauriti. A expectativa é que, até o mês de outubro, sejam colhidas cerca de 200 toneladas da hortaliça, nos 4 hectares de terra destinados ao cultivo, em sistema de rotação. Os agricultores, Lucivânio Brás e Alex Ricarte, estão otimistas com a safra. Nesta primeira, etapa de cultivo foram plantados 2 hectares com as cultivares IPA 10 (roxa avermelhada) e IPA 11(amarela intermediária) que devido as intempéries do clima, não atingiram a produtividade esperada porém, o preço está extremamente compensador.

E Ematerce é o órgão incentivador do cultivo da cebola no município de Mauriti, orientado desde o plantio até a comercialização ,informando aos produtores melhores mercados e preços.

Nesse início de semana, o preço praticado pelos agricultores foi de R$ 3,00/ kg, para a categoria 1 (caixa 1). De Mauriti a produção segue para Cabrobó, PE, onde é feita a seleção e classificação para posteriormente ser mandada para comercialização nas CEASAS de Barbalha e Fortaleza.

Os produtores costumavam plantar, nessas áreas, feijão, milho e banana, além de melancia e macaxeira. Sem abandonar estes cultivos, atualmente, plantam a cebola, uma alternativa de renda mais segura. “As terras são ótimas para o plantio de hortaliças, a água de excelente qualidade, a comercialização é certa e a garantia da renda também”, comemora o agriculto Alex Ricarte.