Extensão Rural do Ceará completa 65 anos de criação no próximo dia 16 de fevereiro

14 de fevereiro de 2019 - 10:42 # # #

Ascom// Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Edilmo Gurgel, Escritório de Mauriti e Aécio Santiago

Neste sábado, 16 de fevereiro de 2019, o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) completará 65 anos de sua criação. Mais de mil servidores lembrar-se-ão desse dia. A data faz retroceder-se à primeira metade da década de 50, quando foi criado, nesse mesmo dia, em 1954, no Ceará, essa modalidade de serviço público gratuito, prestado aos agricultores, sobretudo os de base familiar.

Sede do Centro Gerencial da Ematerce em Fortaleza-CE

A data representa um marco para o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, vez que, em 16 de fevereiro de 1954, ou seja, há 65 anos, inaugurou-se o primeiro serviço de Ater com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (Ancar-CE). Com o passar dos anos, a Extensão Rural cearense consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário (Agropecuário) da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para a preservação do Meio Ambiente.

Para o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, reconduzido à presidência para o quadriênio 2019/2022, capacitar colaboradores, agricultores de base familiar, ampliar a abrangência de atuação e dotar a empresa de equipamentos modernos são prioridades da atual diretoria executiva no exercício de 2019. Ressalta, ainda, que o órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Ceará vem recebendo irrestrito apoio do governador Camilo Santana, por intermédio do secretário Francisco De Assis Diniz, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), para que continue a ser uma empresa pública, funcionando, de forma eficiente e com eficácia, voltada para melhorar as condições de vida das famílias rurais, sobretudo dos agricultores de base familiar, responsáveis pela produção de mais de 70% de gêneros alimentícios.

Extensionistas orientam agricultores familiares no campo.

O Dia da Extensão Rural, em nosso Estado, é um momento ímpar, que não deve ser, apenas, de lembranças e de elogios aos que se dedicaram e ainda executam esse trabalho no meio rural. Deve ser – isso sim – uma oportunidade para reflexão a respeito do que a Extensão Rural fez e continua a fazer, de produtivo, útil e salutar, em benefício das famílias rurais. Deve ser, também, uma ocasião, para se aprender e ter vontade de superar desafios, no dia a dia, buscando meios, mais adequados, de agricultores familiares, numa troca de saberes com os extensionistas, produzirem mais, com qualidade, sustentabilidade e sem degradar o Meio Ambiente. Segundo o dirigente da Ematerce, essa, sim, deve ser a principal preocupação dos extensionistas, no transcurso desta expressiva data, respaldados pelo apoio dos Governos Federal, Estadual, Municipais, órgãos parceiros, os próprios agricultores, quando se comemora, embora sem festividades, o Dia da Extensão Rural no Estado do Ceará.

Ematerce executa políticas públicas direcionadas ao homem do campo. Presidente da Ematerce, Antonio Amorim, entregando sementes a agricultor.

Como educadores não-formais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias participativas, que auxiliam os produtores rurais a obter uma produção sustentável, sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão Rural visa à qualidade da produção, geração de emprego e renda e de vida no campo.

Importante frisar que, com o apoio governamental, a empresa, como braço direito do Governo, no campo, tem sua responsabilidade aumentada e está preparada para assistir, em tempo hábil e eficientemente, um público, composto por mais de 140 mil agricultores, cuja orientação técnica e gerencial, recebida por eles, é produzir alimentos de qualidade, porém com a preservação dos recursos naturais.

Destaque-se, outrossim, que a preocupação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) diz respeito, também, ao desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar, buscando a geração de mais emprego e renda, para os agricultores atendidos, e, consequentemente, a melhoria das suas condições de vida e de seus familiares.