Cajucultura: Parceria visa fortalecimento da cultura em Mauriti-CE

19 de fevereiro de 2019 - 07:44 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Ematerce de Mauriti

Plantio de cajueiro em Mauriti-CE

 

Além do fornecimento de mudas fiscalizadas e de superior qualidade , pelo Programa Hora de Plantar, do Governo Estado, no município de Mauriti-CE, a Ematerce, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a ONG Amigos do Bem, está incentivando a cajucultura, no município.

Em Mauriti-CE, existem muitos agricultores envolvidos com a cultura do caju, transformando o município num produtor potencial de caju, diversificando, assim, a atividade agrícola . Com a chegada da ONG Amigos do Bem, em 2006, foram implantados no distrito de Coité, cerca de 400 hectares de cajueiro. Em 2019, está em processo final de construção, uma indústria de beneficiamento de amêndoas de caju, que deverá começar a operar já no próximo mês de julho.

A ONG disponibilizará mudas de cajueiro e garantirá a compra da produção de castanha e competirá à Ematerce realizar o cadastramento e a seleção dos agricultores beneficiados. Através desta iniciativa, pretende-se distribuir, no município, cerca de 10.000 mudas de cajueiro anão precoce da cultivar CCP 76, além das 7.000 a serem disponibilizadas pelo programa Hora de Plantar.