Frecheirinha finaliza distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar

25 de fevereiro de 2019 - 09:00 #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br --

O Escritório da Ematerce na cidade de Frecheirinha iniciou na última quarta-feira, 20, a entrega dos 2.970 kg de sementes (2.500 kg de milho variedade, 350 kg de feijão caupi, 100 kg de milho hibrido e 20 kg de sorgo) recebidas através do Programa Hora de Plantar, do Governo do Ceará e conduzido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará com apoio e supervisão da Ematerce.

Com a entrega espera-se beneficiar mais de 300 agricultores familiares do município, os quais vislumbram uma maior produtividade na safra 2019 por se tratar de sementes de procedência comprovada e que atingiram nos teste de qualidade valores de pureza e germinação acima dos recomendados pelas normas brasileiras.

A distribuição e orientação do plantio foram realizadas pelo responsável técnico do Escritório da Ematerce, o zootecnista Caio Vasconcelos, o qual contou com ajuda dos técnicos agropecuários da Secretaria de Desenvolvimento e Produção municipal, Roberto Coelho, Marcelo Silva e José Ivo.

O prefeito municipal Helton Luís e o secretário Manoel Aguiar estiveram presentes prestigiando a distribuição das sementes e se mostraram entusiasmados com os benefícios que esse programa trás aos agricultores e também elogiaram a qualidade das sementes entregues.

Produtividade

Segundo Caio, a maior disponibilidade de sementes de milho irá propiciar aos produtores rurais uma colheita mais farta e isto irá refletir na redução dos custos produtivos na criação animal devido o produtor dispor deste alimento energético para fornecer ao rebanho no momento em que o mercado vende esse produto com valores mais elevados. “Além disso, o excesso da produção poderá ser vendida e gerar mais uma receita para a propriedade rural”, destaca o zootecnista.