Nova gestão Asbraer é eleita em assembleia

14 de março de 2019 - 16:33 #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

O novo presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, foi eleito por unanimidade na 55a Assembleia Geral Ordinária das Entidades Estaduais de ATER, na tarde desta quarta-feira, 13, em Brasília. Na composição de sua chapa, Cleide Amorim, presidente da Emater-PA, assumiu a vice-presidência nacional da Entidade. A posse será esta noite, na Sala Rubi, do Hotel Cullinan.

Leia abaixo o perfil dos novos dirigentes da Asbraer.

Nivaldo Moreno de Magalhães

Poeta, graduado em Psicologia pela Fundação Universidade Regional do Nordeste. Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Jundiaí-RN. Em 1977 ingressou no Serviço de Extensão Rural da Paraíba – EMATER-PB.
Exerceu o mandato de Vereador pelo município de Esperança – PB em duas legislaturas – 1989-1992 e 1993-1996.
Na Maçonaria, venerável Mestre e Grande Inspetor Geral e da Ordem – Grau 33.

Diretor Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão da Paraíba – EMATER/PB entre 2003 e 2009.
Diretor Presidente do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba – INTERPA/PB entre janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Diretor Presidente da Gestão Unificada EMATER/EMEPA/INTERPA a partir de janeiro de 2015. Obras publicadas: “O Segredo de Falar em Público” e “Ronaldo Cunha Lima Espirituoso”.

Missão Técnica à França durante o exercício da Presidência da EMATER-PB promovida e articulada pela ASBRAER.
Participação no I Ciclo de Formação Profissional, Conscientização e Desenvolvimento promovido pela Universidade Regional do Nordeste.

Participação no I Seminário sobre Aspecto Físico Psico Social da Família na Universidade Regional do Nordeste.
Participação no Seminário sobre Globalização da Economia e os Reflexos nas Cooperativas Agropecuárias promovido pela OCE-PB, MAA e SDR.Títulos de Cidadania dos municípios de Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Várzea e Juazeirinho-PB todos por iniciativas e resolução das respectivas Câmaras de Vereadores.

Professor de Ciências Físicas e Biológicas do Colégio,Diocesano Pe. Manoel Otaviano em Ibiara-PB em 1977.

Cleide Maria Amorim de Oliveira Martins

Nasceu em Belém, Pará. Primeira e única mulher a presidir a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), de 2011 a 2014, Cleide Maria Amorim de Oliveira Martins é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Paraense, de Belém, possui duas especializações: Agronegócio, pela Conselheira de Comércio Exterior Brasileiro, e em Heveicultura (cultivo de seringueiras), também pela Ufra. Em 2011, recebeu a comenda “Engenheiro Agrônomo do Ano” pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Pará (Aeapa).

Funcionária concursada do Governo do Estado do Pará há mais de 40 anos, começou a carreira na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Desde 1983, atuava na antiga Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), hoje Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropécuário e da Pesca (Sedap), na qual se destacou, coordenando as edições da Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal Amazônia/ Flor Pará).

Também teve passagens pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Foi delegada federal de Desenvolvimento Agrário no Pará e, mais recentemente, coordenava o Programa Nacional de Crédito Fundiário, pela Sedap.

fonte: Asbraer