Escritório local Ematerce Frecheirinha participa da Festa Anual das Árvores

26 de março de 2019 - 14:08 # # #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza anualmente no mês de março a Festa das Árvores, a qual traz temas relevantes a serem debatidos nos municípios cearenses objetivando uma maior conscientização da população e com isso estimular o hábito da preservação ambiental.

Este ano o tema escolhido foi: “Compostagem – transformando resíduo orgânico em adubo”. Com isso cada município articulou ações, palestras e oficinas para mobilizar escolas, instituições parceiras e a população em geral procurando debater em conjunto a importância da preservação do meio ambiente e discutir ainda o que podemos fazer para prolongar a saúde de nosso planeta.

No município de Frecheirinha, Zona Norte cearense, foi planejado uma semana, de 17 a 22 de março último, com a programação composta por palestras e oficinas nas escolas, pedaladas e entrega de mudas, dentre outras ações que trabalharam o desenvolvimento ambiental no município.

A Ematerce, como órgão que destina suas ações a produção rural sustentável e procura sempre propiciar condições a preservação ambiental, participou como parceira nesse evento realizando a entrega de 150 mudas (englobando nativas, frutíferas e medicinais) as quais foram demandadas junto ao Parque Botânico do Ceará pelo responsável técnico do escritório, o Zootecnista Caio Vasconcelos.

Oficina

O profissional também realizou uma palestra sobre preservação ambiental e ministrou uma oficina que tratou sobre produção de mudas na Escola Abraão Caçula de Almeida, localizada na Comunidade Pavão. De acordo com Caio, a realização de palestras e outras ações nas escolas e comunidades do município vão de encontro aos princípios de trabalho vislumbrados pela Ematerce, pois além de desenvolver as atividades produtivas de maneira sustentável buscando sempre levar os agricultores e produtores rurais a patamares diferenciados procura, também, integrar várias esferas e instituições com o objetivo comum de cultivar e mostrar a importância do campo e ainda da preservação do meio ambiente.

Neste mesmo período, o escritório recebeu da Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, por meio do Programa Hora de Plantar, 200 mudas de cajueiro precoce, variedade BRS 226, tais mudas foram distribuídas entre os agricultores assistidos no município.

Estiveram presentes na palestra, a qual culminou com o encerramento do evento, o secretário de Desenvolvimento e Produção Francisco Manoel de Aguiar, o técnico agropecuário Marcelo Silva, o diretor e coordenadora da escola, respectivamente, Hércules Vasconcelos e Eliene Moita.

 

Fonte textos e fotos: Caio Vasconcelos