Funceme apresenta Projeto Piloto de Monitoramento e Previsão da Seca

26 de março de 2019 - 11:30 # # #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Ematerce, foi apresentada a Agenda de implementação do Projeto Piloto de Monitoramento e Previsão da Seca Agrícola no Brasil. O encontro acontece desde dia 25, quando foi realizada visita de campo em propriedades agrícolas no município de Jaguaribe.

O encontro tem a participação do presidente da Funceme (Fundação de Metereologia e Recursos Hídricos do Ceará) Eduardo Sávio Pontes, do presidente da Ematerce Antônio Amorim e representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Brasília (UnB), Cogerh (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Banco Mundial e Centro Internacional para Perigos da Água e Gestão de Riscos (Icharm).

Na programação desta terça-feira, o pesquisador e professor japonês Toshio Koike do Instituto Icharm, realizou apresentação sobre os estudos feitos na área de gestão de recursos hídricos para convivência com a seca e introdução ao projeto piloto com visão geral da Ater (Assistência Técnica).

Também foram debatidos temas relacionados ao Plano de Implementação Piloto para o Estado do Ceará e Sistema de Monitoramento e Previsão de Dificuldades Agropecuárias. O encontro encerra amanhã com a avaliação final dos debates, palestras e visita de campo.