Ematerce participa de reunião com a Federação dos Apicultores do Ceará

29 de março de 2019 - 11:48 # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

 

A Federação dos Apicultores do Ceará -FACE promove , hoje, dia 29 de março, o 1º Encontro dos Presidentes das Associações de Apicultores do Ceará, no auditório da Secretária do Desenvolvimento Agrário – SDA. Participam do evento, além dos presidentes e representantes das associações de apicultores, representantes da SDA, Conab, Projeto São, Adagri, Ematerce.

Constam da pauta, os pronunciamentos dos técnicos da Conab sobre o programa Compras com Doações Simultâneas, coordenado pela instituição e que tempo por objetivo adquirir produtos agrícolas e pecuários para fins de doação a instituições públicas sem fins lucrativos (hospitais, creches e escolas, por exemplo), cadastrados na Conab. Dentre os produtos que fazem parte do elenco de aquisições, o mel está incluído. Em 2019, a Conab repassará, para 24 associações, cerca de R$3,8 milhões.

A Ematerce, através do seu presidente, Antônio Amorim, falou sobre o irrestrito apoio da empresa à atividade apícola no Ceará, através da assistência técnica às associações de produtores rurais . A Adagri explicou sobre a importância dos apicultores cadastrarem-se no órgão e solicitarem a Guia de Transporte Animal – GTA, quando do transporte de produtos apícolas para comercialização e também na transferência de famílias de abelhas, entre propriedades. Pelo projeto São José falou Raimundo Felix que explicou sobre em que o projeto poderá beneficiar os apicultores, em sua área de atuação.

Afirmou o Presidente em Exercício do FACE, Wdson Pinheiro que, atualmente, a apicultura do Ceará está passando por uma série de dificuldades técnicas e financeiras. A dificuldade financeira passa pelo baixo preço do quilo do mel pago pelo mercado consumidor. O preço máximo pago pelo quilo do mel é R$ 6,80, não cobrindo nem mesmo os custos de produção.