Ematerce: presidente recebe convite para reunião do CEDR na SDA

1 de abril de 2019 - 15:18 # # #

Ascom// Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Foto: Antonio José de Oliveira

O Coordenador da Câmara Técnica do CEDR – Plano Piloto Agropecuário Municipal de Preparação e Resposta as Secas e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural – CEDR, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – Josias Farias Neto, convidou o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, o diretor técnico Itamar Lemos Marques, e os representantes da empresa, Sidônio Fragoso e Fernanda Aquino, na Câmara Técnica do CEDR, referente ao Plano Piloto Municipal de Preparação para as Secas, para participarem da 34ª reunião, na sexta-feira próxima,(05/04/19), no período de 8h30min ao meio dia, no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA.

Presidente da Ematerce, Antonio Amorim,  agradeceu ao coordenador da Câmara Técnica, Josias Farias, o honroso convite e confirmou sua participação.

Informou o coordenador da Câmara Técnica que, nos momentos iniciais, está confirmada a entrega formal, por parte do Secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, dos cinco últimos Planos Municipais de Preparação para as Secas, ou seja, os municípios de Campos Sales, Salitre, Sobral, Irauçuba e Tauá. Acrescentou, em seguida, que, posteriormente, serão apresentadas e discutidas as seguintes temáticas principais:
A Experiência da Certificação Agroecológica, inicialmente, em quatro municípios do Plano Piloto, compreendendo os municípios de Campos Sales, Salitre, Irauçuba e Piquet Carneiro, mediante uma parceria com a Ematerce, no âmbito da Estratégia de Apoio ao Cooperativismo dos Agricultores(as) Familiares, tendo como instrumento o Plano de Aquisição Alimentar (PAA) da Codet/SDA.

Disse, ainda, que haverá o retorno, por parte de representantes dos Comitês Gestor Executivo, dos desdobramentos das Programações, desenvolvidas nos quatro primeiros municípios supracitados. Consta, também, o Depoimento, por parte do coordenador da Codet, Eduardo Barbosa, sobre a Proposta do Fundo Comunitário Rotativo, para os sete municípios do Plano Piloto Municipal de Preparação para as Secas, com foco no capital de giro, dentro do Princípio da Economia Solidária.

Esclareceu Josias Farias que, tendo em vista que a temática principal da reunião, a ser apresentada e debatida, refere-se à experiência exitosa da parceria, entre a Câmara Técnica do Plano Piloto e a Ematerce, em cima da agregação de valor da produção em sintonia com o apoio ao processo de construção do Cooperativismo dos(as) Agricultores(as) Familiares, em andamento, solicitou ao presidente da Ematerce, Antonio Amorim, a importante a participação, na reunião de sexta-feira vindoira, dos técnicos da Gerência de Apoio Técnico (Geate) e da Gerência de Programas e Projetos (Gepro), ambas da Ematerce, para uma justa homenagem e a consequente visibilidade à empresa, por meio dos técnicos Sidônio Fragoso e Fernanda Aquino, os quais se responsabilizarão pela apresentação.