Tauá: Ematerce participa da entrega de caprinos e ovinos na comunidade de Milagres

2 de abril de 2019 - 14:49 # # #

Ascom// Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório regional dos Inhamuns

A Ematerce, por intermédio do presidente Antonio Rodrigues de Amorim, dos gerentes regional e local dos Inhamuns, Francisco Renato de Carvalho, além de extensionistas, participou, no dia 30 de março de 2019, da solenidade de entrega de caprinos e ovinos, na comunidade de Milagres, no município de Tauá-CE, com recursos financeiros do Projeto Paulo Freire. A solenidade contou, ainda, com a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), De Assis Diniz, e do prefeito de Tauá, Fred Rêgo, dos secretários municipais, de órgãos parceiros e beneficiários.

Para Nizomar Falcão, Engenheiro Agrônomo, assessor estadual da Gerência de Apoio Técnico (Geate) da Ematerce, no Centro Gerencial, em Fortaleza-CE, os ovinos possuem excelente capacidade de conversão alimentar e não são exigentes em alimentação. Afirma, ainda, que, enquanto a carne de caprino sofre algumas restrições, por causa do manuseio inadequado do rebanho e da carne, a carne de ovinos possui um mercado, em franca expansão, além de os cortes serem mais vigorosos. Trata-se, pois, de excelente espaço, para que os agricultores familiares possam investir, cientes de que a comercialização é fácil, visto ser sua carne, tradicionalmente, consumida por toda a população interiorana e, atualmente, começa a adquirir espaço no hábito alimentar dos citadinos.

No tocante aos caprinos, afirmad outrossim, que são pequenos animais mais apropriados à criação, no semiárido nordestino, e suas rusticidades e boas prolificidades, adaptadas a regiões de baixa pluviosidade, tornam-nos destaque dentre os animais criados na região. Acrescentou Nizomar Falcão que a criação de cabras, com vistas à produção de leite, é uma excelente opção de investimento para o pequeno produtor rural. Disse mais que a criação racional de caprinos é vista como uma via de desenvolvimento sustentável da Pecuária no âmbito da Caatinga nordestina. Asseverou, por último,  que os caprinos constituem a maior fonte de proteínas da população rural, tornando-se, assim, animais indissociáveis de suas vidas.