Cetrex: ATER Mais Gestão promove reunião sobre cooperativismo

11 de abril de 2019 - 12:02 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Técnicos e gerentes da Ematerce estiveram reunidos, nesta quinta-feira (11), no Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural (Cetrex) para uma reunião de alinhamento de informações sobre o sistema de cooperativismo e suas implicações no processo produtivo da agricultura familiar, mercado, preço e outros aspectos.

O encontro foi coordenador pela psicóloga da Geate (Gerência de Apoio Técnico) da Ematerce Fernanda Aquino, o assessor especial para cooperativismo Sérgio Lima e a apresentação foi realizada pelo presidente da entidade Antônio Amorim, que destacou entre outros pontos a importância da organização contábil pelas cooperativas, a prestação de contas, o modelo de negociação com os mercados institucionais e convencionais, as leis etc.

“É muito importante acompanhar as mudanças, estar organizado e estar preparado para atender as exigências do mercado. Muitas cooperativas estão com problemas, porque não conseguem enxergar ainda a necessidade do seu planejamento contábil”, ressaltou Amorim.

O presidente lembrou, ainda, os aspectos da lei que trata da cooperativa e da necessidade das entidades se estruturarem para atender às exigências de alíquotas nos âmbitos federal, estadual ou municipal. Atualmente, com a nova lei, as cooperativas no estado do Ceará passaram a ter um tratamento diferenciado na alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços), por exemplo, que baixou de 18% para 5%.

Durante a apresentação, foram compartilhadas informações técnicas sobre atos cooperados, alíquota no âmbito dos impostos, faturamento entre outras. (ver foto abaixo)

Conquista

A conquista fez parte de uma luta de debates e reivindicações por parte da diretoria da Ematerce Ceará em Brasília e junto com representantes de outros órgãos de assistência ligadas à Asbraer (Associação das Entidades Estaduais Assistência Técnica e Extensão Rural), que garantiu em 2018 a inclusão do estado na nova alíquota.

De acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), as cooperativas que atuam no mercado do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) tem isenção na lista de produtos comercializados.

Estão previstas agora novas reuniões da diretoria nas regionais da Ematerce pelo interior, com o objetivo de disseminar e atualizar as informações sobre o cooperativismo.

fotos: Aécio Santiago