Dia Nacional da Conservação do Solo: Ematerce orienta práticas conservacionistas aos agricultores assistidos

15 de abril de 2019 - 11:41 # # #

Ascom// Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Arquivo

O calendário assinala, neste 15 de abril de 2019, o Dia Nacional da Conservação do Solo. A Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) tem muito a ver com esta data, haja vista que orienta, por ano, sem repetição, mais de 140 mil agricultores familiares, seu público-alvo, a executar práticas conservacionistas, em suas propriedades rurais, como produtores de gêneros alimentícios para consumo humano e animal.

Práticas conservacionistas são utilizadas nos denominados Quintais Produtivos.

Dentre as práticas conservacionistas, a Ematerce, por intermédio de seus extensionistas, que assistem os produtores rurais, em 182 municípios cearenses, dos 184 existentes, recomenda-lhes, dentre as mais utilizadas, a adubação mineral, o plantio em nível, a adubação orgânica, a pastagem, o reflorestamento, a adubação verde, cobertura morta, a rotação de culturas, a calagem, o controle de queimadas, a cobertura morta, pastagens, cordões de vegetação permanente, cultivo mínimo e plantio direto, além de não abusar do uso de agrotóxicos nas lavouras.

Obediência ao espaçamento correto entre fileiras no plantio.

Saliente-se que esta data foi criada, objetivando desenvolver um pensamento crítico, na população, sobre a importância da correta utilização do solo, como um recurso natural, para a produção de alimentos, destinados ao consumo humano e animal.

Para especialistas e estudiosos do assunto, qualquer tipo de deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento de substâncias e produtos poluentes, em estado líquido, gasoso ou sólido, nos solos e subsolos, deve ser combatido.

Produção com qualidade em solo conservado.

OFICIALIZAÇÃO DA DATA

No Brasil, o Dia Nacional da Conversação do Solo foi oficializado pelo Decreto-Lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989. A criação desta data foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A escolha do dia 15 de abril trata-se de uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado o “pai da conservação do solo” nos Estados Unidos e um modelo para todas as outras nações. Fonte: Internet.