Cooperai e Ematerce firmam convênio para atendimento a agricultores familiares

17 de abril de 2019 - 11:13 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos- Aécio Santiago

 

 

“O cooperativismo é a atividade econômica que reúne as pessoas que têm objetivos comuns”. Dessa maneira, resumidamente, definiu o que é o Cooperativismo, o presidente da Cooperativa Agropecuária de Trairi – Cooperai – Marcelo Barbosa. A Cooperai foi fundada, em 1973, pelo padre espanhol, Tomás Faliu, e pelo médico Celso Barroso, chegando, à época, a reunir, em seus quadros de associados, 1.630 sócios. Com a crise econômica da década de 90, a instituição suspendeu suas atividades, em face das vultuosas dívidas, contraídas nos Bancos do Brasil e do Nordeste. Recentemente, a atual diretoria conseguiu renegociar as dívidas e quitá-las, vendendo imóveis pertencentes à cooperativa.

Atualmente, a Cooperai está funcionando, normalmente, com cerca de 150 sócios e 93 famílias rurais associadas. A diretoria é constituída por: Marcelo Barbosa, presidente; Luiz Moura, Vice-Presidente; Donizete Pereira, Diretor Secretário, e Francisco Abel, Diretor Financeiro. Conta também com a assessoria técnica do extensionista da Ematerce, Wesley Oliveira, resultado do convênio A|gro, entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – Organização das Cooperativas do Brasil do Ceará – OCB – e a Ematerce.

A Ematerce mantém o técnico em agropecuária, em tempo integral, e mais um veículo com o objetivo de desenvolver um trabalho efetivo de assistência técnica e extensão rural, junto aos sócios da instituição, bem como inseri-los nas políticas públicas dos Governos Federal e Estadual, como: Hora de Plantar, Seguro Safra, Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

A atuação da Cooperai, com os pequenos agricultores familiares de Trairi, é importante e efetivo, afirma o agricultor Francisco Antônio, do sítio Gangorra Canaã, que explora 2,5 hectares, produzindo e entregando, quinzenalmente, à cooperativa, banana-prata, polpa de frutas da época, mamão, coco seco e verde, manga e bolo de mandioca. Os produtos são destinados ao PAA e ao PNAE. Para o produtor Francisco Antônio, a Cooperai veio facilitar os processos de venda e entrega da produção ao mercado consumidor.

Conforme o Presidente da Cooperai, Marcelo Barbosa, atualmente, a instituição fornece, todas as quinzenas, com exceção dos meses de julho, dezembro e janeiro ( férias escolares), à Secretária de Educação de Trairi, para suprir as necessidades da merenda escolar de 26 escolas municipais ( 12.000 alunos) e a 4 escolas estaduais ( 4.320 alunos), 22 variedades de produtos agropecuários, dentre eles, polpa de vários sabores, galinha caipira, bolos, frutas “in natura” e outros. Esses produtos dão uma renda bruta mensal aos fornecedores de R$ 222.200,00. A taxa de administração da cooperativa é de 12%, para custear as despesas fiscais e administrativas.

 

No próximo mês de maio, a Cooperai inaugurará um espaço, onde funcionará a Feira Livre de Produtos das Cooperativas Agropecuárias do Ceará – FruttiCoop. A feira objetiva vender frutas, verduras e legumes, produzidos por agricultores locais, livre de agrotóxicos e adubos químicos, do produtor direto à população.