Ematerce e Prefeitura de Novo Oriente realizam dia de campo sobre silagem

25 de abril de 2019 - 09:08 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos- Escritório da Ematerce Cratéus e posto avançado de Novo Oriente

A Ematerce, posto avançado de Novo Oriente e escritório de Crateús, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Novo Oriente, realizou, no dia 24 de abril de 2019, um DIA ESPECIAL DE CAMPO sobre produção de Silagem de Sorgo Forrageiro, variedade ponta negra, na propriedade do agricultor João Neto, na comunidade Lagoa da Areia, em Novo Oriente. O sorgo foi resultado da entrega, pela Ematerce, das sementes do Programa Hora de Plantar e, também, do incentivo da Assistência Técnica e Extensão Rural- ATER.

A ensilagem é uma excelente alternativa alimentar para bovinos, ovinos e caprinos, no período de escassez alimentar que acontece todos os anos. Ressalta-se que para a realização da tecnologia de ensilagem, a Secretaria de Agricultura de Novo oriente e a Ematerce, disponibilizaram um trator e uma colheitadeira de forragem. Essa parceria tem ajudado muito a grupos de 33 produtores de leite, do município e que fornecem leite “in natura” ao Programa Aquisição de Alimentos – P.A.A leite Fome Zero, coordenado pela Secretária do Desenvolvimento Agrário- S.D.A. A iniciativa injeta, no mercado de Novo Oriente, cerca de R$35.000,00 mensais, contribuindo, também, para a escoação da produção de leite do município. Grande parte da produção leiteira do município (leite pasteurizado) é absorvida pela merenda escolar do município.

O evento contou com as presenças dos agropecuaristas que participam do PAA Leite fome zero, técnicos da Ematerce, técnicos da Prefeitura e representantes do Sindicato Rural.

Da área de sorgo colhida, estima-se a produção de 36 toneladas de silagem, informa o técnico da Emaetrce, Edmundo Ferreira. De acordo com o agropecuarista João Neto, proprietário da fazenda Lagoa da Areia, com a parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura e Ematerce, os custos de produção da silagem ficou muito abaixo do esperado inicialmente.