Frecheirinha: Ematerce incentiva agricultores familiares na aquisição de crédito rural

3 de maio de 2019 - 11:08 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Foto: Caio Vasconcelos

A Ematerce, Centro de Atendimento, em Frecheirinha-CE, incentiva agricultores familiares a desenvolverem suas atividades produtivas por meio da aquisição de crédito rural. Na última quinta, 2 de maio de 2019, realizou-se, na comunidade Pedra D’Água, em Frecheirinha, uma reunião, com a participação de agricultores, objetivando a apresentação dos critérios e documentos necessários, para aquisição de crédito rural, por intermédio do Banco do Nordeste. O agente de crédito do AgroAmigo, Jardel Sousa, após palestra, sobre o programa e seus propósitos, atendeu os agricultores, de forma individual, mediante o cadastro e a solicitação do crédito rural daqueles que tinham interesse, pela primeira vez, além da renovação cadastral daqueles que já se beneficiam desse importante Programa de Desenvolvimento Rural.

A Ematerce, como órgão público estadual, que orienta os agricultores assistidos, com vistas a uma produção agropecuária sustentável e eficiente, foi representada pelo responsável pelo Centro de Atendimento, Zootecnista Caio Vasconcelos. Em sua fala, destacou os requisitos que os agricultores devem apresentar, para adquirir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – DAP – e os documentos necessários, cuja posse desse documento fica com condições de o(a) cidadão (ã), como agricultor familiar, e, assim, desfrutar de todos os benefícios, oferecidos pelos bancos, por exemplo, facilidade para aquisição de crédito rural, descontos e prazos maiores para o pagamento das parcelas e outros.

De acordo com Caio, incentivar os agricultores, no tocante à aquisição do crédito rural, é de grande importância, para a introdução de novas tecnologias e equipamentos, que irão desenvolver as atividades produtivas, buscando sempre levar os agricultores a patamares diferenciados. Além disso, é uma maneira que os produtores dispõem para dar o primeiro passo, na atividade rural pretendida, e, com o passar do tempo, tornar-se independente. Informou, ainda, que estiveram presentes, na reunião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Frecheirinha, Francivaldo Silva, a secretária Adjunta de Desenvolvimento e Produção, Cidália Lampe, e os técnicos em Agropecuários Marcelo Silva e José Ivo.